Seduc entrega cadernos de apoio para a educação indígena em reunião formativa com gestores das Superintendências Regionais

Tocantins

26.07.2023

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) lançou os Cadernos de Apoio de Língua Portuguesa e Matemática para os estudantes indígenas matriculados na rede estadual de ensino do 1º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio. O lançamento ocorreu, nesta quarta-feira, 26, durante reunião com as Superintendências Regionais de Educação (SRE), com o objetivo de alinhar as ações para o segundo semestre de 2023.

A distribuição dos cadernos integra as ações do Programa de Recomposição das Aprendizagens (Recomeçar). O objetivo é trazer a especificidade, a interculturalidade e o propósito de que os conteúdos trabalhados tenham sentido e faça parte da vida dos estudantes indígenas, a reafirmação de suas identidades étnicas, a valorização de suas línguas e tradições.

Os Cadernos de Apoio têm como foco o processo de alfabetização de crianças indígenas com a abordagem de todos os objetos de conhecimento por meio da identidade de cada etnia. O material trabalha habilidades do Documento Curricular do Tocantins (DCT), foi elaborado em Língua Portuguesa e conta com ilustrações e textos que remetem a realidade dos oito povos indígenas do Tocantins, que são atendidos pelas unidades de ensino de seis Superintendências Regionais da Educação da Seduc. 

As Imagens ilustrativas trazem os elementos da cultura de todos os povos do Tocantins, as atividades são acompanhadas da Turminha Legal, representada por personagens das oito etnias. 

Atualmente, a rede estadual de ensino conta com 96 unidades escolares indígenas e 38 extensões, sendo que duas delas estão localizadas em escolas urbanas. Essas unidades atendem um total de 5.868 estudantes, abrangendo as Superintendências Regionais de Araguaína, Gurupi, Miracema do Tocantins, Paraíso do Tocantins, Pedro Afonso e Tocantinópolis, em oito municípios.

Para o Secretário de Educação, Fábio Vaz, as cartilhas são uma conquista para as comunidades dos povos originários, que contarão com material específico para a educação indígena, respeitando as etnias.  “Os conteúdos são abordados de modo que tenham conexão com a realidade dos estudantes. A proposta do caderno de apoio é fantástica, é uma conquista significativa para a educação do estado do Tocantins”. 

A professora da SRE de Miracema do Tocantins, Noemi Xerente, disse que a cartilha é de grande importância, não só para professores, mas também para os alunos.  “Esse material vai nos ajudar, eu sou uma professora antiga, a primeira professora indígena no Tocantins, estou me aposentando mas vai servir para as professoras que vão ficar depois de mim”.

O gerente da Educação Indígena da Seduc, Ercivaldo Xerente, ressaltou que é um momento ímpar para todos nós indígenas do Tocantins. “Para nós indígenas trata-se de um apoio e um fortalecimento, que é oferecer um ensino de qualidade para as nossas crianças lá na base. E precisamos disso, desse apoio, desse olhar carinhoso e um ensino de qualidade para com as escolas indígenas”. 

O superintendente da Regional de Educação de Tocantinópolis, Dorismar Carvalho, frisou que o material é uma demanda antiga da comunidade indígena, de um material pedagógico adaptado para cada realidade. “Esta entrega vem trazer grandes benefícios, principalmente para os professores que trabalham nas escolas estaduais indígenas onde eles vão ter esse material de apoio pedagógico e consequentemente o reflexo será na aprendizagem dos estudantes”. 

Reunião Informativa

A Reunião Informativa com as SRE tem como público alvo os superintendentes das seis regionais com escolas indígenas, coordenadores de polo, assessores pedagógicos além de técnicos da Diretoria de Educação dos Povos Originários e Tradicionais da Seduc, e prossegue até esta quinta-feira, 28. 

Na pauta, o funcionamento da Gerência de Desenvolvimento da Educação Indígena, a formação e funcionamento das Associações das Escolas Indígenas, formação de Consórcios, utilização dos recursos e aquisição de materiais, apresentação do Plano de Ação Pedagógico/2023 e monitoramento pedagógico.

Lenna Borges/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Ruth Soares Borges/Governo do Tocantins