Mato Grosso
08.10.2025Laís Soares | Seduc-MT
A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) encerra, nesta quarta-feira (08.10), os encontros que marcaram dois importantes momentos de formação voltados à educação inclusiva na rede estadual: o 3º Encontro Ampliando Conhecimentos: Professores Surdos e Intérpretes de Libras e o 2º Encontro de Professores do Atendimento Pedagógico Domiciliar e Classe Hospitalar. Realizados na FATEC Senai, em Cuiabá, os eventos aconteceram nos dias 7 e 8 de outubro, das 8h às 17h15.
Reunindo professores surdos, intérpretes de Libras, pedagogos, servidores da Coordenadoria de Educação Inclusiva (Coeinc) e profissionais do Núcleo de Apoio e Suporte à Inclusão (Nasi/Casies), os encontros promoveram um espaço de diálogo e construção coletiva de saberes, com o objetivo de fortalecer práticas pedagógicas mais humanizadas, equitativas e acessíveis.
De acordo com a Superintendente de Equidade e Educação da Seduc, Paula Souza, a iniciativa reforça o compromisso da secretaria com a formação continuada e o aprimoramento das ações voltadas à inclusão.
“Este evento, rico em conteúdo, reúne profissionais de diversas áreas, proporcionando uma compreensão aprofundada do atendimento domiciliar, no âmbito da literatura e no apoio aos professores de alunos surdos”, destacou.
As programações contaram com palestras temáticas, rodas de conversa, oficinas e informes gerais, promovendo a troca de experiências e o compartilhamento de estratégias pedagógicas.
No caso do 2º Encontro de Professores do Atendimento Pedagógico Domiciliar e Classe Hospitalar, o foco foi o aprimoramento de protocolos e metodologias de ensino para garantir que estudantes em condições específicas de saúde continuem aprendendo e participando da vida escolar.
Com a realização dos dois encontros, a Seduc reafirma sua política de educação inclusiva e equitativa, que valoriza o papel do professor e assegura o direito à aprendizagem para todos os estudantes da rede pública estadual.