Seduc e Undime-GO assinam parceria para implementação do Documento Curricular em Goiás

BNCC

22.08.2019

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – Seccional Goiás (Undime GO) assinaram, nesta quarta-feira (21/8), o Termo de Compromisso para Pactuação do Regime de Colaboração para a implementação do Documento Curricular para Goiás. O evento foi realizado no Teatro PUC Goiás, em Goiânia, e contou com a participação de autoridades, secretários municipais de Educação, coordenadores regionais de Educação e educadores.

A superintendente de Ensino Fundamental da Seduc, Giselle Faria, explicou que equipes do Estado e dos municípios estão trabalhando em conjunto para a criação de um currículo unificado ampliado, a partir do Documento Curricular para Goiás, elaborado em 2018. Neste documento serão organizadas as habilidades em progressão, que serão iguais para todas as escolas do Estado e de todos os municípios goianos. “Quando a gente faz isso, o que um aluno aprende em uma escola do Estado, será a mesma coisa do conteúdo de uma escola do município. Isso garante equidade e, para além disso, garante que a gente faça uma avaliação única para o Estado todo, crie sistemas de monitoramento e acompanhamento, garantindo economia de recursos e formação unificada dos professores. O maior ganho que a gente vai ter é no aprendizado dos alunos”, ressaltou.

O secretário municipal de Educação de Goiânia e presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – Seccional Goiás (Undime GO) destacou que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) não é um documento que deve ser guardado. “Ele deve ser manuseado, debatido, levado para as formações e trabalhos coletivos. Esse documento vai inspirar todas as mudanças nos Projetos Político-Pedagógicos das escolas, todas as mudanças de regimento e e todas as mudanças que nós precisamos para respondermos aos paradigmas que nos são apresentados a partir de agora. A Educação vai mudando, se não mudarmos a escola ela deixará de ser atrativa. Temos que ter uma escola boa, que misture o lúdico no momento de ensinar, que transcenda o quadro e o giz e que prepare as pessoas como cidadãos para o futuro. Desencadeamos hoje não só um pacto, mas todo um processo que depende de cada um de nós”, disse.

A secretária estadual da Educação, Fátima Gavioli, exaltou o trabalho em equipe na construção do Documento Curricular para Goiás e a cooperação entre diferentes entidades em prol de um documento e de ações que têm como objetivo elevar o nível da educação. “Nossa intenção é que o aluno receba a mesma informação, o mesmo conhecimento e o mesmo conteúdo para, quando for preciso pedir transferência, ele sofra o menor impacto possível porque as redes municipal e estadual estarão alinhadas em relação à aprendizagem. Peço a vocês que confiem nesse momento de crescimento que estamos vendo, porque a rede pública estadual de Goiás é muito forte e penso que o que faltava era só essa cooperação entre entidades para nos unirmos e criarmos esse pacto. Peço que façam o mesmo nos municípios, deixando de lado bandeiras partidárias, somente com o objetivo de fazermos uma educação melhor para os goianos”, ressaltou.

Evento

Durante todo o dia, foi realizado o Encontro de Pactuação do Regime de Colaboração. Às 10 horas, o público assistiu à palestra “A Pactuação do Regime de Colaboração e o Desenvolvimento de Políticas Públicas para o Território Goiano”, com a secretária Fátima Gavioli e o secretário municipal de Educação de Goiânia e presidente da Undime GO, Marcelo Ferreira da Costa.

Das 13 às 14h30 foi realizado o diálogo “Olhares Sobre a Base Nacional Comum Curricular e sua Implementação”, com a participação de representantes do Conselho Estadual de Educação de Goiás, da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação de Goiás, de dirigentes municipais, professores e estudantes. Em seguida, foi realizada a palestra “O Desenvolvimento de Competências e Habilidades no Contexto Educacional”, com a diretora do Instituto Inspirare, Anna Penido.