Secretarias alinham fortalecimento das ações para o Novo Enem PPL, EJA e Ensino Profissional nos presídios do Piauí

Piaui

06.06.2023

A reinserção social de internos do sistema penitenciário no mundo do trabalho por meio da Educação foi pauta de encontro entre o secretário de Estado da Educação (Seduc), Washington Bandeira; o secretário de Justiça do Estado do Piauí (Sejus), Coronel Carlos Augusto; e demais técnicos, nesta segunda-feira (05), no prédio da Sejus.

Os gestores dialogaram sobre a execução de estratégias voltadas para preparação dos reeducandos para o Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL), além do alinhamento das políticas de alfabetização, por meio do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) e do Ensino Profissional nos presídios. "A Seduc vai garantir material didático, preparatório presencial, aplicação de simulados e um momento individualizado para tirar dúvidas. Vamos garantir todas as condições para que a oferta de atividades educacionais alcance as pessoas em privação de liberdade. Garantir o direito à educação será sempre um de nossos maiores propósitos", esclarece o secretário, Washington Bandeira.

A parceria entre Sejus e Seduc possibilitou a inserção de reeducandos das unidades penais do Piauí em instituições de Ensino Superior por meio do Enem PPL, ENCCEJA e Projeto Leitura Livre. Além da oferta de cursos voltados à profissionalização e alfabetização dos internos. “Buscamos fortalecer o entendimento legal e os fluxos para preparação dos reeducandos para o Enem PPL, além de oferecer apoio às equipes que atuarão nessa ação", explicou o Secretário de Justiça, Cel. Carlos Augusto.

Para a edição 2023, o preparatório dedicado ao Enem PPL terá atualizações quanto ao calendário de revisões para as unidades prisionais em Teresina e do Interior do Estado, com o suporte de aulas do Canal Educação, conforme explica a diretora de Mediação Tecnológica da Seduc, Karoline Mendes. As revisões para o Enem PPL acontecerão de forma presencial em Teresina; e nas unidades do interior, em paralelo aos preparatórios a serem realizadas nas regionais. “O Novo Pré-Enem Seduc PPL para os reeducandos de Teresina acontecerá de forma contínua até a data de aplicação das provas do Enem. Nas unidades de Teresina, esta ação será presencial, com a equipe de professores, e para as unidades do interior serão gravadas aulas no Canal Educação”, informou a diretora Karoline Mendes.