Seduc e Ministério Público do Tocantins realizam projeto sobre direito e cidadania

Tocantins

31.08.2023

Mais uma ação do projeto “Aprendendo Direito, resgatando Cidadania” foi realizada na manhã desta quinta-feira, 31, no auditório do Ministério Público do Tocantins (MPTO).  Desta vez, os participantes foram os estudantes da 1ª e da 2ª série do ensino médio da Escola Cívico-Militar Maria dos Reis Alves Barros, de Palmas.

O projeto, que ocorre em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), visa aproximar o MPTO da sociedade por meio da Educação, resolver conflitos de forma extrajudicial, com o apoio dos discentes do Ensino Médio da Escola Cívico-Militar Maria dos Reis Alves Barros.

Além da aproximação dos estudantes com a instituição, ainda se busca desenvolver a aprendizagem no que se refere aos princípios fundamentais do Direito, emanados pela Constituição Federal de 1988, e, consequentemente, ao resgate da consciência e das atitudes cidadãs das partes envolvidas, aproximando mais os participantes nos contextos do MPTO e da Educação.

O promotor de Justiça, Rodrigo Barcellos, proferiu a palestra com a temática “Direitos Fundamentais e as atribuições do MP”, em que, em forma de diálogo, abordou, além dos Direitos Fundamentais, os Direitos Humanos, com a promoção de leitura, pelos estudantes, de alguns artigos referentes à Declaração Universal de Direitos Humanos de 1948.

A estudante da 1ª série do Ensino Médio, Marjory Gabriely Vieira Nunes, comentou sobre a importância do evento para os estudantes. “É uma forma de conhecermos nossos direitos e, a partir disso, a gente poder buscar a garantia deles no nosso cotidiano”, pontuou.

A professora de Língua Portuguesa, Cleane Lima Seabre Brito, pontuou sobre o impacto da palestra para a comunidade de modo geral. “A comunidade precisa conhecer o direito, para assim ter condições de resgatar a cidadania, pois é necessário primeiro conhecer para depois fazer cobrança sobre direitos e deveres de cada parte”, ponderou.

Para a presidente do Grêmio Escolar, Rafaella Souza Gomes, estudante da 2ª série, do ensino médio, a palestra vai contribuir positivamente na vida dos estudantes e da comunidade. “O conhecimento adquirido aqui vai contribuir para o nosso conhecimento tanto na escola como fora dela. Pois assim é que podemos buscar mais segurança na garantia de uma aprendizagem com melhor qualidade”, enfatizou.

A procuradora de Justiça, Vera Nilva Álvares Rocha Lira, destacou a importância dos estudos na vida do cidadão. “A educação tem poder de transformação na vida das pessoas. Quando a pessoa estuda, ela consegue alcançar um mundo de possibilidades. Tenho certeza de que a vida de vocês vai ser transformada, assim como a comunidade. E isso ocorre por meio do trabalho que vamos realizar com esse projeto” frisou.

A gerente de Programa e Projetos Pedagógicos da Seduc, Maria Nunes de Barros Lourenço, no ato, representou o secretário de Estado da Educação, professor Fábio Vaz. Para a gerente, a parceria é importante. “Agradecemos muito a parceria do Ministério Público para o desenvolvimento das ações de educação. Com certeza esse trabalho vai impactar positivamente em muitas vidas e fazer a diferença em toda a comunidade, em casa, na escola e em todos os espaços”, finalizou.

Abrão de Sousa/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Liliane Oliveira/Governo do Tocantins