Seduc e Instituto Unibanco realizam encontro para discutir implementação do Novo Ensino Médio no Piauí

Novo Ensino Médio

19.08.2021

O novo momento da Educação de nível médio do Piauí foi pauta de um encontro híbrido na manhã desta quinta-feira, 19, no auditório do Metropolitan Hotel, em Teresina. A comissão de governança da Pro-BNCC do Novo Ensino Médio (EM) no Piauí, em parceria com o Instituto Unibanco, discutiu a implantação do currículo que deve revolucionar a vida dos estudantes que ingressarão no Ensino Médio a partir de 2022. 

Depois de aprovado pelo Conselho de Estado da Educação (CEE), a meta agora é promover a ação em toda a rede de ensino para ofertar aos estudantes uma formação completa e que garanta suas formações integrais. "É uma mudança significativa para todos na educação básica do Piauí. Já estamos na fase de implementação do novo currículo da Educação Infantil e Fundamental e vamos avançar na do Ensino Médio", disse Carlos Alberto, superintendente de educai básica da SEDUC, durante a abertura do momento. 

Os Grupos de Trabalho (GT) de Formação, Comunicação, Pessoas e Pedagógico decidiram estratégias para os próximos meses e socializaram ações. De acordo com o representante do Instituto Unibanco, Felipe Souza, "esse é um dia muito importante para que o estado faça a sua implementação do Novo EM. Que supere as desigualdades, que consiga lidar com essa calda longa causada pela pandemia". Ele ainda falou sobre a importância do PRO Piauí, que está fazendo uma transformação profunda na rede física e no investimento em pessoas, nos profissionais da educação de todo o estado. 

"A gente apresentou a proposta de encontros e, hoje, tivemos esse primeiro contato presencial com os grupos de trabalho e em seguida colocamos em pauta os pontos mais importantes do que não pode faltar do ponto de vista pedagógico e gestão de pessoas", disse Elenice Nery, coordenadora de etapas do Novo EM no Piauí. 


Estrutura do currículo   


O currículo do Ensino Médio piauiense está estruturado em um período de três anos, com a carga horária de 1.800 horas, destinadas à Formação Geral Básica e 1.200 horas, referentes aos itinerários formativos.   

A formação básica contempla as quatro Áreas do Conhecimento, expressas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), contextualizadas com a realidade do ensino local. Os Itinerários Formativos ampliam as aprendizagens relacionadas às competências gerais da BNCC, às Áreas de Conhecimento e/ou à Formação Técnica e Profissional. 

Além das aprendizagens comuns e obrigatórias, definidas pela BNCC, que completam a Formação Geral Básica, os estudantes poderão, por meio dos Itinerários Formativos, escolher se aprofundar nos conhecimentos que mais se relacionam com seus interesses e talentos, conforme condições das escolas e das redes de ensino.