Educação de Ceará e Instituto Unibanco promovem Seminário de Diretores

Ceará

21.02.2024

A Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc-CE) e o Instituto Unibanco realizam, nos dias 21, 22 e 23 de fevereiro, o “Seminário de Diretores – Aprendizagem com equidade: construindo uma escola plural, inclusiva e acolhedora”, em Fortaleza. Com cerca de 1.000 participantes, entre diretores escolares, técnicos das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes) e da Seduc sede. O evento é realizado em parceria com o Instituto Unibanco por meio do programa Jovem de Futuro.

A posse dos diretores escolares para a gestão 2024-2027 marcará a abertura do Seminário, no dia 21. A solenidade, realizada, às 19 horas, no Cineteatro São Luiz, terá as presenças do governador Elmano de Freitas, da vice-governadora Jade Romero e da secretária da Educação, Eliana Estrela. Um total de 778 diretores serão empossados nas unidades de ensino da rede pública estadual.

Nos dois dias seguintes, a programação do Seminário de Diretores acontecerá no salão Taíba, do Centro de Eventos do Ceará, com apresentações culturais, palestras, mesas redondas e debates. Na quinta-feira (22), haverá palestra da secretária Eliana Estrela, com apresentação das políticas educacionais da Seduc. Em seguida, a vice-governadora Jade Romero, a deputada estadual Lia Gomes e a juíza do 1º Juizado da Mulher do Ceará, Rosa Mendonça, vão participar de uma mesa redonda sobre “Equidade de Gênero e Proteção das Mulheres”.

Temas como liderança educacional e uma escola transformadora e a liderança do diretor escolar com foco na aprendizagem com equidade também estão na programação. Para tanto, o Seminário contará com as falas dos secretários executivos da Seduc Jucineide Fernandes (Ensino Médio e Profissional); Helder Nogueira (Equidade e Direitos Humanos) e Iran da Silva (Planejamento e Gestão Interna), além de especialistas como Ricardo Henriques, superintendente-executivo do Instituto Unibanco, e Anna Penido, diretora do Centro Lemann.

A secretária Eliana Estrela considera o Seminário de Diretores como um momento significativo para o alinhamento estratégico com os gestores das unidades de ensino da rede pública estadual cearense. “Este evento, que se estenderá por três dias, não apenas celebra a posse dos diretores, mas também proporciona um espaço enriquecedor para apresentações culturais, palestras e mesas redondas, abordando temas fundamentais para a nossa rede. É um momento oportuno para fortalecer o diálogo, compartilhar experiências e alinhar nosso compromisso coletivo de promover uma educação pública cada vez mais sólida e eficaz”, afirmou a secretária.

Para Henriques, a realização do seminário é fundamental para a articulação entre os profissionais da rede estadual de ensino. “O trabalho realizado pela Seduc, em colaboração com o Programa Jovem de Futuro, tem alcançado resultados significativos para o sistema educacional do Ceará. Encontros como este não só facilitam uma interação mais próxima entre os membros da rede estadual de educação, possibilitando uma troca valiosa de experiências, mas também orientam todos de maneira articulada para que as atividades sejam bem executadas ao longo do novo ano letivo”, afirma.

Serviço:
Seminário de Diretores – Aprendizagem com equidade: construindo uma escola plural, inclusiva e acolhedora

Datas/locais:
21 de fevereiro: das 19h às 22h, no Cineteatro São Luiz (R. Major Facundo, 500 – Centro, Fortaleza – CE)
22 de fevereiro: das 8h às 17h,
23 de fevereiro: 8h – 12h,
Centro de Eventos, salão Taíba – Portão A (Av. Washington Soares, 999 – Edson Queiroz, Fortaleza)