Tocantins
18.03.2025Nesta terça-feira, 18, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou uma reunião na sede da pasta, em Palmas, com a equipe técnica da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e gestores da educação estadual. O encontro faz parte da parceria entre a Seduc e a FGV, que terá duração de dois anos, para o aperfeiçoamento da gestão estratégica da aprendizagem no Tocantins.
A parceria entre a Seduc e a FGV teve início em fevereiro deste ano, com uma imersão formativa voltada para os gestores das 13 Superintendências Regionais de Educação e da área pedagógica da pasta, e abordou temas como gestão da aprendizagem, formulação de estratégias e inovação educacional. Essa iniciativa integra a política do Programa de Fortalecimento da Educação (PROFE).
A chefe de gabinete da Seduc, Markes Cristiana, representou o secretário Fábio Vaz na ocasião e destacou a importância do planejamento estratégico para a educação do estado. "Nós estamos em reunião com todos os líderes da Secretaria da Educação, discutindo planejamento estratégico. São reuniões mediadas pela FGV, que veio nos assessorar para discutirmos qual o melhor caminho em gestão da aprendizagem. Este é um ano fundamental para todos os estados, e o Tocantins não fica atrás. Nós estamos aqui discutindo o que é melhor no campo da aprendizagem para os nossos estudantes", afirmou.
Margareth Zaponi, especialista em educação da FGV/DGPE, também enfatizou a relevância da parceria e do trabalho conjunto com a equipe técnica da Secretaria. "Nosso foco aqui é contribuir com a equipe técnica da Seduc para o aperfeiçoamento da gestão estratégica de resultados, com foco na melhoria da aprendizagem. Nossa contribuição é no sentido de instalar uma cultura de tomada de decisão a partir de evidências e dados. Acompanhar todos os estudantes e garantir que eles realmente aprendam com qualidade e de forma inclusiva", pontuou.
Ao longo dos próximos dois anos, a parceria continuará com ações voltadas para a revisão do planejamento estratégico da Seduc, implementação de novas metodologias e acompanhamento contínuo dos resultados educacionais.
Revisão Textual: Liliane Oliveira/Governo do Tocantins
Ana Luiza Dias/Governo do Tocantins