Seduc e consultoria Falconi Educação assinam contrato

GESTORES ESCOLARES

19.04.2016

O secretário de Educação, Esporte e Lazer Permínio Pinto Filho, assinou na manhã desta terça-feira (19.04) contrato com a Falconi Educação. O ato marca o início de um modelo de gestão para resultados nas unidades escolares da rede e no órgão central da pasta, como parte da Política de Formação Continuada.

Participaram do evento realizado na Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) a representante da consultoria especializada, Izabela Lanna Muricia, e os consultores líderes da equipe Michele de Almeida e José Fredrico Lyra, além de secretários adjuntos e superintendentes da pasta.

Para o projeto serão capacitados 754 diretores escolares e 100 multiplicadores, além de outras ações estruturantes, focadas na melhoria do resultado e redução da desigualdade. “Nosso objetivo é fortalecer o sistema de gestão da Seduc, com métodos, técnicas e ferramentas que vão ajudar a alcançar melhores resultados – diferentes do atual cenário, principalmente no que se refere ao Ensino Médio, onde vemos muitas oportunidades”, frisou Izabela.

De acordo com ela, o trabalho será norteado pela missão da Secretária que é garantir educação com qualidade social, que proporcione ao aluno a aquisição de conhecimentos, competência e formação de valores, conquistados em um ambiente democrático e de valorização humana. A ideia é que a Falconi Educação seja um elo entre o plano estratégico da Seduc e a gestão das escolas, para criar uma rede que atue em conjunto em prol de um resultado.

O secretário Permínio Filho afirmou que esse é um dia muito importante para a gestão da pasta e para a educação de Mato Grosso. “Nossa equipe está comprometida e preparada para, a partir de hoje, inaugurar uma nova era na educação do Estado”, comemorou. “Isso possibilita ações mais focadas e pontuais que permitam a otimização de recursos, resultados e desempenho, que é o que deseja toda a comunidade”.

Ele lembra que a ação se junta a outras iniciativas, como a Avaliação Diagnóstica do Ensino Público do Estado de Mato Grosso (Avalia MT), que tem o objetivo de construir mecanismos de intervenção na educação com bases em índices próprios. “Teremos progressos dos indicadores, fazendo com que o Estado se posicione entre os melhores do país, de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica”.

Cronograma

Os consultores apresentaram um cronograma de ações, que começam na próxima semana, quando uma equipe de 15 profissionais chega à Seduc. O trabalho, previsto para os próximos 12 meses, será realizado por meio de três marcos: gestão para resultados; gestão financeira; e programas estruturantes. A consultoria contempla diversas etapas e diferentes tempos para a execução de cada uma delas.

Merecem destaques as ações voltadas para melhoria do aprendizado dos alunos, com equidade (avaliações padronizadas, currículo, correção de fluxo); formação continuada dos profissionais de educação; desdobramento de metas até o nível da escola (gestão para resultados). Ao todo, serão investidos no projeto R$ 5,9 milhões.

Consultoria

A Falconi Educação é uma frente da Falconi Consultores de Resultado voltada exclusivamente para atender projetos de instituições públicas e privadas relacionadas à educação. Liderada por Wilson Risolia, ex-secretário de educação do Estado do Rio de Janeiro, foi criada para atuar do ensino básico ao superior, com foco na eficiência de gestão e melhoria dos resultados.

A consultoria é a única a oferecer um portfólio exclusivo, com soluções direcionadas às necessidades dos clientes, tais como: soluções em gestão para resultados, gestão financeira, tecnologia da informação, desenvolvimento de programas de formação para profissionais da área de educação, estruturação de programas de incentivo, construção e revisão de marcos legais, desenvolvimento de modelos de parcerias, elaboração de programas de comunicação e estruturação de soluções especiais para regiões vulneráveis.