Seduc do Pará destaca avanços na Educação Escolar Indígena

Dia do Índio

19.04.2017

O Brasil possui cerca de 818 mil índios de 305 etnias e 274 línguas indígenas. Desse total, 305. 873 mil estão na região Norte. O Estado do Pará, com 39.081 índios, é o terceiro da região com o maior número de habitantes indígenas. Os números mostram o desafio que é para o Governo do Estado colocar em prática políticas educacionais que possam abranger todo esse universo. Porém, o Pacto Pela Educação do Pará vem conquistando importantes resultados para a Educação Escolar Indígena, que são motivos suficientes para se comemorar o Dia Nacional do Índio, nesta quarta-feira,19 de abril.

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) vem promovendo políticas importantes na Educação Indígena com destaques para a construção de escolas, oferta de Ensino Médio regular por meio do Sistema de Organização Modular de Ensino Indígena (Somei) e formação continuada de professores indígenas.

Atualmente, o Estado possui dez escolas indígenas: Katekaponoti, Peptykre Parkateje e Tatakt Kyikateje ficam distribuídas na terra indígena Mãe Maria, localizada no município de Bom Jesus do Tocantins, já as escolas Félix Tembé, Francisco Magno Tembé, Itaputir, Anexo Jacaré, Anexo Irapewiwazu, Anexo Pirá e Ituwasu pertencem à terra indígena Alto Rio Guamá, localizada no município de Santa Luzia do Pará, atendendo cerca de 682 estudantes indígenas.

Também há previsão de construção de mais três escolas beneficiando 300 estudantes indígenas dos municípios de Jacareacanga, Capitão Poço e Oriximiná. Além dessas escolas de educação regular a Seduc oferece, em parceria com as prefeituras, o Sistema de Organização Modular de Ensino Indígena (Somei) para 29 aldeias dos municípios de Aveiro, Belterra, Jacareacanga, Novo Progresso, Oriximiná, Paragominas, Parauapebas, Santarém, São Gerando do Araguaia e Tucuruí, que atendem cerca de mil estudantes indígenas.

A secretaria de Educação também atua fortemente na formação e qualificação de professores indígenas e já conseguiu contribuir para a formação continuada de 260 professores que atuarão no Ensino Médio regular. A educação escolar indígena com qualidade, focando a preservação dos costumes e línguas tradicionais faz parte das ações da Seduc em projetos de fortalecimento e valorização da cultura Indígena.

O principal destaque para este ano é a realização do Concurso Público para professores indígenas que está em fase de discussão e formação da comissão organizadora, o qual é destinado exclusivamente para professores que são indígenas e tem como o objetivo oportunizar a prática docente dos índios. O concurso será o primeiro do norte do Brasil com essas características e abrangerá todas as áreas de conhecimento.

O coordenador da Educação Indígena da Seduc, Mydjere Kaiapó, destaca que a educação indígena melhorou e um dos principais fatores que contribuíram para isso foi a oportunidade que a secretaria deu para um índio coordenar essa área da educação.

“Sabemos que a realidade para os povos indígenas é mais complicada. Ainda são muitos entraves que temos que vencer, mas ter um coordenador indígena na Educação Escolar Indígena, que conhece a realidade do seu povo, contribui para um olhar diferenciado sobre o assunto. Isso foi uma conquista muito importante para nós. Estamos trabalhando junto com as lideranças e podemos dizer que a educação indígena melhorou muito e estamos no caminho certo para melhorar cada vez mais.”, ressaltou Mydjere.

Nesta quinta-feira, 20, acontecerá na Escola Dom Pedro I, de 8 às 14 horas, a semana dos povos indígenas nas escolas com uma programação que visa levar aos estudantes o cotidiano indígena, suas atividades culturais, desafios contemporâneos, alimentação, língua,entre outros, por meio de exposições, vídeos, rodas de conversa e entrevistas. A programação especial conta com a parrceria da Fundação Nacional do índio (Funai).


Texto:Eliane Cardoso

Fotos:Rai Pontes