Educação do Pará fecha parceria com TV e reforça preparação para o Enem 2021

Pará

06.11.2021

A Secretaria de Educação do Pará (Seduc) iniciou neste último sábado (06) a transmitição do programa “Todos Juntos Pela Educação - Edição Enem”. Esta iniciativa visa a revisar os conteúdos e garantir a competitividade dos candidatos que vão encarar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, nos próximos dias 21 e 28 de novembro. Os ensinamentos serão ministrados diretamente do Sistema Educacional Interativo (SEI), em Belém.

Professores especialistas vão abordar em cada aula do projeto, duas áreas do conhecimento exigidas nas provas, para que os alunos tenham orientações detalhadas sobre como analisar e escolher corretamente as questões. Além da TV, os estudantes podem ter acesso ao conteúdo pedagógico por meio do canal no YouTube do Portal Cultura, ferramenta que dará a oportunidade aos participantes para interagir com os educadores durante os programas.

A programação das aulas preparatórias será da seguinte forma:

06/11 - Ciências Humanas e suas Tecnologias - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;

13/11 - Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Matemática e suas Tecnologias;

20/11 - Ciências Humanas e suas Tecnologias - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;

27/11 - Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Matemática e suas Tecnologias.

A secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima, comentou sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido para possibilitar que os alunos da rede pública estadual tenham cada vez mais acesso ao Ensino Superior. “Esta iniciativa vai proporcionar aos estudantes das terminalidades do Ensino Médio e os que já concluíram os estudos nos anos anteriores, a oportunidade para se prepararem adequadamente para o exame e garantindo a competitividade no Enem 2021. É a Seduc somando esforços e levando o acesso ao conhecimento para os alunos em todo o Pará”, destacou. 

De acordo com a secretária adjunta de Ensino, Regina Pantoja, “a Seduc mantém o projeto ‘Todos Juntos Pela Educação’, entendendo que o êxito da caminhada estudantil é resultado de muitas mãos: escola, alunos e família. Com esta ação, estamos oferecendo um suporte a mais para que os estudantes possam reforçar os seus estudos com uma ótima equipe de professores, da própria rede estadual de ensino”, ressaltou.

O coordenador geral do SEI, Fellipy Soares, ressaltou que a Seduc promove uma série de ações educacionais em preparação ao Enem, durante o ano todo, com destaque para o Polo Metropolitano Pré-Enem, os aulões itinerantes que ocorrem nas Usinas da Paz (UsiPaz) e em diversos municípios paraenses, além de iniciativas por meio das plataformas digitais. 

“Essas ações fortalecem o compromisso do Governo do Estado e da Seduc, em democratizar o acesso ao conhecimento, gerando condições de competitividade aos alunos da rede pública estadual e fazendo com que eles possam realizar o sonho de ingressar no Ensino Superior e seguir na carreira que desejam para a sua vida”, frisou Fellipy Soares.

TODOS JUNTOS PELA EDUCAÇÃO

Além do especial que será transmitido durante os sábados deste mês de novembro, as aulas do movimento “Todos Juntos Pela Educação” continuarão sendo exibidas para 108 municípios paraenses, de segunda a sexta, de 07h às 09h e das 15h às 17h30, através da TV Cultura do Pará. Criado em março de 2020, esta iniciativa da Seduc visa proporcionar maior suporte pedagógico aos estudantes da rede pública estadual que já retornaram presencialmente às aulas.