Goiás
03.03.2022A Seduc divulgou, na tarde desta sexta-feira (25/2), os resultados preliminares do processo seletivo do projeto 2. Participaram do processo de análise e aprovação dos projetos: a unidade educacional, que aprovou o projeto em apreciação e parecer do Conselho Escolar; a Coordenação Regional de Educação, que também analisou e aprovou os projetos, e a Superintendência de Desporto Educacional, Arte e Educação da Seduc, em análise final para deferimento ou indeferimento de todos os projetos submetidos.
Aprovados
No Projeto Desporto Educa, foram aprovados através do processo seletivo 2022.01 46 projetos (Clique aqui para ver os projetos aprovados) em 43 Unidades Educacionais, jurisdicionadas em 20 Coordenações Regionais de Educação, atendendo 36 municípios prioritários ao Projeto, dando a oportunidade para aproximadamente 3000 estudantes atletas ocuparem o tempo livre com atividades esportivas em diversas modalidades desportivas e paradesportivas disputadas nos Jogos Estudantis do Estado de Goiás.
Jogos estudantis
Um dos objetivos do Desporto Educa é contribuir para o treinamento dos estudantes com vistas à participação deles nos Jogos Estudantis de Goiás, Jogos da Juventude e Jogos Escolares Brasileiros. Por esse motivo, as modalidades esportivas dos jogos são as mesmas do projeto. O desporto no contraturno escolar também promove a formação integral do aluno, combate o sedentarismo entre os adolescentes e gera inclusão, interação em grupo, disciplina e o espírito de equipe.
Desporto Educa
O Projeto Desporto Educa foi instituído em janeiro de 2020 através da Portaria nº 0097/2020 – SEDUC e desde então, são executados projetos de treinamento desportivos e paradesportivos de alta relevância para os estudantes/atletas, matriculados nas unidades educacionais estaduais e conveniadas da rede. O Desporto Educa promove a identificação de talentos esportivos promissores, e, em condições de evolução e desenvolvimento e desperta o interesse dos estudantes pelos valores olímpicos e paralímpicos (amizade, coragem, determinação, excelência, inspiração e respeito), aplicáveis não somente aos Jogos e Competições, mas também à educação e à sociedade;
Os projetos contribuem para o desenvolvimento cognitivo, disciplinar, sócio afetivo, motor e técnico desportivo dos estudantes do ensino fundamental e médio, eleva os níveis de competitividade e a participação expressiva e atuante nos Jogos Estudantis do Estado de Goiás – JEEG’S, Jogos Escolares Brasileiros – JEB´S e Jogos da Juventude – JEJ. Bem como, contribuem para a diminuição da evasão escolar e situações de vulnerabilidade social, além de estimular hábitos de vida saudável, prevenção da obesidade e doenças crônicas não transmissíveis (DCNT).