Tocantins
29.04.2024O curso “Educação em Direitos Humanos e Diversidades: educar-se e educar para a construção de uma sociedade fundamentada em direitos humanos”, da Universidade Federal de Uberlândia está com as inscrições abertas até a próxima segunda-feira, 5 de maio. O objetivo do projeto é de contribuir com a formação de agentes educadores para atuarem como promotores, defensores e multiplicadores de direitos humanos em seus espaços de atuação.
A formação será gratuita, ofertada na modalidade de educação a distância de forma totalmente assíncrona, durante o período de maio a outubro, com a carga horária de 180 horas. Serão ofertadas 7.560 vagas para formar professores e profissionais da educação básica da rede pública em todos os estados da Federação e Distrito Federal. Os inscritos que residem em municípios de baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) e Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) terão prioridade na a seleção.
A iniciativa é uma proposta da Pró-reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Uberlândia (Proexc/UFU), em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (MEC) e com o Fórum Nacional de Pró-reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (Forproex), com realização pelo Centro de Educação a Distância (CEaD)/UFU.
De acordo com a coordenadora geral do curso e professora do Instituto de Geografia da UFU, Gláucia Carvalho, a importância deste curso está em consonância com a nossa Constituição. “Para construirmos uma sociedade que seja efetivamente democrática, ela precisa se estabelecer como uma sociedade de direitos. Esse primeiro curso de aperfeiçoamento em direitos humanos visa criar e, ao mesmo tempo, fortalecer uma rede de educadores da educação básica da rede pública que possam se constituir em agentes defensores de uma sociedade fundamentada em direitos humanos”, ressaltou.
O presidente do Forproex, Hélder Eterno, afirma que a entidade tem atuado junto à Secadi/MEC na busca de estratégias de valorização das múltiplas culturas. “A educação no Brasil precisa ser atrelada aos direitos humanos e precisa ganhar um sentido social a partir da valorização da multiculturalidade, das diversidades e dos povos que compõem a identidade nacional”, pontuou.
Para participar do curso é preciso ter ensino superior completo, ser professor ou profissional da Educação Básica da rede pública em atuação nas instituições devidamente credenciadas junto às secretarias de educação e ter disponibilidade para participar das atividades online, dispondo, em média, oito horas semanais para o desenvolvimento das atividades do curso.
As inscrições serão realizadas de forma online até o dia 05 de maio, por meio de preenchimento do formulário de inscrição na página “Curso de Aperfeiçoamento ‘Educação em Direitos Humanos e Diversidades’”, disponível pelo link .
Dúvidas sobre o curso podem ser tiradas por meio do link acima ou encaminhando um e-mail para o endereço oficial do curso: secretariacdhd@proex.ufu.br.
Gabriela Rossi/Governo do Tocantins
Revisão Textual: Ruthy Soares Borges/Governo do Tocantins