Educação distribui material didático do Pré-Universitário e estende para a 3ª série do Ensino Médio

Sergipe

19.05.2022

O Pré-Universitário da Seduc, curso preparatório para o Enem e outros vestibulares, iniciou a distribuição do material didático para os cerca de 5.550 estudantes matriculados nos 44 polos existentes em todos os territórios sergipanos. Eles estão recebendo oito livros didáticos com conteúdos que são pré-requisitos nos exames de acesso ao Ensino Superior.

A diretora do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), Eliane Passos, explica que além dos estudantes do Pré-Universitário, os alunos de 3ª série do Ensino Médio da Rede Pública Estadual de Ensino terão a oportunidade de receber o mesmo material de preparação para os vestibulares. No total, 28 mil estudantes serão contemplados até o fim da distribuição, e o investimento para a produção dos cadernos foi de R$ 1.377.800,00.

“Uma das metas do Governo de Sergipe é aumentar o número de inscritos e intensificar a participação dos nossos estudantes para fazer o Enem. Nós temos o Preuni atendendo àqueles que buscam apoio e um complemento aos estudos, e temos também um trabalho para os estudantes que não estão no programa. Então, neste ano estendemos a distribuição para atender ao público da 3ª série do Ensino Médio como uma política de incentivo às ações relacionadas ao Enem”, explicou Eliane Passos.

A cada ano, o Preuni faz reformulações textuais, atualizações no banco de questões e reordenamento de conteúdos. Em 2022, além dos aperfeiçoamentos habituais, os cadernos foram divididos separadamente por área de conhecimento reunidos em uma caixa organizadora. Serão dois livros dedicados às áreas de Linguagens e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, um livro da área de Matemática e suas Tecnologias e outro específico para Redação e Atualidades, totalizando oito volumes.

Em cada exemplar, o estudante vai conhecer uma personalidade sergipana homenageada pelo programa; a matriz das competências avaliadas, planejamento semanal de estudos, habilidades exigidas no Enem, exercícios, dicas e aspectos a priorizar nos estudos, indicações de videoaulas e de sites para leituras e estudos de aprofundamento etc. 

No território do Baixo São Francisco, a Diretoria Regional de Educação 6 realizou a distribuição que contemplou 250 estudantes dos polos sediados nos municípios de Propriá, Muribeca, Neópolis e Pacatuba. Para o diretor da DRE 6, Max Cardoso, o programa é um sucesso por elevar o ensino e a aprendizagem dos estudantes interessados em seguir a trajetória escolar com vistas à academia. “Nossa meta é que esses alunos consigam ingressar no Ensino Superior com o apoio de um programa gratuito de referência em todo o Brasil”, disse.

Em Nossa Senhora de Dores, no território do Médio Sertão sergipano, a coordenadora do polo do Preuni, Stella Mares, informou que 110 estudantes receberam o material didático. A jovem Ana Luiza Garcia é uma delas. “Eu achei essencial ter recebido materiais como a farda, que demonstra que somos alunos do Preuni; e os cadernos que irão nos ajudar melhor no desenvolvimento das matérias nesses meses de preparação para o Enem”, disse.

O estudante Ítalo dos Santos também é aluno do polo localizado em Nossa Senhora das Dores. Para ele, a ação foi muito importante. “Achei importante ter recebido os cadernos, pois além de auxiliar no acompanhamento das aulas será imprescindível para o desenvolvimento das aulas, principalmente nesse período de preparação”, concluiu.