Currículo de Sergipe
18.08.2020A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), através do Departamento de Educação/Serviços de Ensino Médio e Educação Profissional/DED, está disponibilizando dois questionários, um para professores e outro para alunos, com o objetivo de saber desses públicos-alvo quais são os pontos de maior relevância para as formações que serão ofertadas à luz do Currículo de Sergipe - Etapa Ensino Médio. A Escuta dos professores tem como objetivo levantar as necessidades e preferências dos profissionais da Educação no tocante às formações para implementação do Novo Ensino Médio. O questionário pode ser respondido até o dia 25 de agosto, por meio do link:https://bit.ly/escutaprof.
A diretora do Departamento de Educação (DED/Seduc) e coordenadora estadual do Currículo de Sergipe, professora Ana Lúcia Lima Rocha Muricy, explica que, paralelamente às ações de construção coletiva do documento curricular, o qual se encontra em consulta pública, está sendo elaborado o Plano de Implementação do Novo Ensino Médio em Sergipe (PLI). "Nele irão constar todas as diretrizes e ações necessárias para que o Novo Ensino Médio seja, de fato, implantado em todas as escolas que ofertam esse nível da educação básica em Sergipe até 2022, em cumprimento à Lei 13.415. Para embasar o nosso planejamento, precisamos ouvir aqueles que são o centro de todos os nossos esforços para melhoria da aprendizagem no Estado: estudantes e professores", declarou.
A oferta da Formação Continuada para professores, gestores e demais profissionais da educação é uma das ações prioritárias para a implementação do Novo Ensino Médio, tendo em vista todas as inovações propostas. Dênia Guedes, técnica do Serviço de Ensino Médio (Semed/DED/Seduc) e articuladora dos Itinerários Formativos de Área do Conhecimento do PROBNCC-SE, destaca a importância do questionário para os educadores. "Tendo em vista as necessidades de conhecimentos que norteiam o dia a dia do professor na escola, o Questionário de Escuta dos Professores tem por finalidade ouvi-los, saber deles quais são seus anseios mais frequentes e urgentes, sobretudo relacionados a toda mudança que traz o Novo Ensino Médio, a fim de que possamos oferecer uma formação que faça sentido para o momento vivido e que contemple e viabilize sua prática pedagógica na escola", afirmou.
Questionário para os estudantes
No âmbito do Novo Ensino Médio, a Seduc criou também um questionário direcionado aos alunos da rede estadual do 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio. O formulário estará disponível até o dia 25 de agosto e pode ser acessado pelo link: https://bit.ly/escutaestudante. A Escuta dos Estudantes tem como objetivo produzir dados para subsidiar o planejamento da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura em relação às possibilidades de oferta dos Itinerários Formativos das Áreas do Conhecimento e do Itinerário da Formação Técnica e Profissional.
Para Rivânia Andrade, coordenadora do Serviço de Educação Profissional (Sepro/DED/Seduc) e articuladora do Itinerário Formativo da Formação Técnica e Profissional do PROBNCC-SE, "a Lei 13.415/2017 trouxe a oportunidade de o estudante fazer sua escolha, visto que foram inseridos os Itinerários Formativos da Área de Conhecimento e a Formação Técnica e Profissional, dando possibilidade ao aluno de fazer a Formação Geral Básica e uma Formação Técnica e Profissional, por meio de Cursos Técnicos ou Cursos de Formação Inicial e Continuada (FICs) de seu interesse, dando condição de o estudante sair com uma formação integral".
Dênia Guedes, técnica do Serviço de Ensino Médio (Semed/DED/Seduc) e articuladora dos Itinerários Formativos de Área do Conhecimento do PROBNCC-SE, completa que desses itinerários direcionará o aluno para a construção do seu Projeto de Vida durante todo o decorrer da sua vida acadêmica. "Para tanto, entendemos que essa oferta só faz sentido se ouvirmos o ponto focal dessa mudança, que são os nossos estudantes. A Escuta dos Estudantes será de extrema importância para saber deles quais são seus anseios mais constantes, quais caminhos lhes darão uma maior perspectiva de vida e aprendizagem e quais deles viabilizarão caminhos apara a construção do seu Projeto de Vida", disse.