Educação discute implementação de curso técnico de Operação Portuária em escola de Luís Correia

Piaui

27.04.2023

Na manhã desta quinta-feira (27), equipes da Superintendência de Educação Técnica e Profissional e Educação de Jovens e Adultos (SUETPEJA) e da Unidade de Gestão da Rede Física (UGERF), da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), estiveram reunidas para discutir readequações no projeto de reforma da Unidade Escolar Ricardo Augusto Veloso, localizada no município de Luís Correia, onde serão implementados cursos técnicos na área de Operação Portuária.

De acordo com o superintendente da Suetpeja, Paulo Henrique Pinheiro, o foco da qualificação profissional será para iniciar as operações do Porto de Luís Correia e da Zona de Processamento de Exportações (ZPE). “Nos reunimos com a equipe da engenharia para readequações no projeto de reforma da escola Ricardo Augusto, em Luís Correia, para que ela seja uma escola de Tempo Integral com educação técnica integrada, e a nomenclatura dela passará a ser Escola do Mar. Ela vai ter educação de tempo integral, mas voltada para a formação técnica de jovens para os postos de trabalho que vão surgir com a implantação do Porto de Luís Correia e da Zona de Processamento de Exportações. Tudo isso em alinhamento com o Secretário de Educação e o Governador do Piauí”, explica.

A coordenadora de arquitetura da Ugerf, Anik Assunção, revela que o projeto de reforma e ampliação da escola já foi licitado.  A escola será transformada em Tempo Integral, contando com 10 salas de aula, refeitório, quadra poliesportiva, biblioteca, laboratório de informática e laboratório de ciências. "Estamos planejando algumas mudanças na estrutura. Os cursos técnicos serão voltados para o mar, porto e container”, declara a coordenadora.

A ideia é ter cursos técnicos para capacitar a população para trabalhar no Porto. Dentre os cursos técnicos, estão: transporte aquaviário, portos, transporte de cargas, processamento em pescados, pescador, mestre do mar, comércio exterior, primeiros socorros, higiene e segurança alimentar, pintura náutica, oficina de solda, marinharia e operador de maquinário.

O Secretário de Educação, Washington Bandeira, reforça que a expansão do curso profissional e técnico é uma das principais metas do Governo do Estado para a Educação. "Estamos planejando ações concretas quanto à realização das nossas metas que são muito claras: expandir o número de matrículas no ensino profissional e técnico voltado para as vocações produtivas do nosso estado. Queremos melhorar o fluxo dos nossos alunos para os cursos técnicos e qualificá-los para o mercado de trabalho", finalizou o secretário.