Seduc discute ética e a importância do ambiente de trabalho saudável na educação

Mato Grosso

15.05.2025

Rui Matos | Seduc

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) realiza a Jornada da Ética, nesta quinta e sexta-feira (15 e 16.5), em Cuiabá. Organizada pela Comissão de Ética da Secretaria, o evento tem como objetivo fomentar reflexões e práticas sobre questões éticas no cotidiano do ambiente de trabalho.

Para a Seduc, a iniciativa se torna uma oportunidade valiosa para os servidores da educação aprimorarem seu conhecimento e fortalecerem a integridade em suas atuações.

A programação inclui palestra sobre Comunicação Assertiva e a apresentação do Programa Potencializando Relações Saudáveis na Educação. Outros temas relevantes também estarão em discussão, como assédio e relacionamento interpessoal, tópicos que, para a Secretaria de Educação, são extremamente relevantes, especialmente em um contexto onde a ética e o respeito mútuo são frequentemente desafiados.

Na avaliação do secretário de Educação, Alan Porto, esses temas são fundamentais, pois ressaltam a importância do diálogo e da construção de um ambiente de trabalho mais colaborativo.

“O assédio, por exemplo, é uma questão que afeta não apenas a saúde mental dos servidores, mas também a qualidade do ensino e o ambiente de trabalho como um todo”, completou.

A secretária adjunta executiva, Flávia Emanuelle de Souza Soares, observou na abertura do evento que a ética desempenha um papel importante na transformação e na preservação dos valores fundamentais da Seduc.

“Em um ambiente onde as decisões impactam diretamente a formação de gerações, a ética se torna a guardiã dos princípios que devem nortear as ações dos educadores e gestores. Essa atitude inspira alunos e colegas a cultivarem um ambiente escolar mais saudável”, definiu Flavia.

O presidente da Comissão de Ética, Luis Lopes da Silva, reforçou que a Jornada também celebra o Dia Nacional da Ética, comemorado em 2 de maio. Para ele, a data convida os servidores a refletirem sobre os valores que suas ações e decisões geram, tanto na vida profissional quanto pessoal.

“Essa jornada não será apenas um evento pontual, mas sim o início de um movimento contínuo de valorização da ética nas relações interpessoais e profissionais dentro da educação. Nossa meta é que, após este evento, os servidores continuem implementando mudanças significativas em suas práticas diárias, promovendo um ambiente escolar mais saudável, respeitoso e produtivo para todos”, finalizou Luis Lopes.