Seduc destaca ações do Governo do Estado na preparação dos estudantes para o Enem 2022

Tocantins

12.11.2022

Núbia Daiana Mota /Governo do Tocantins

O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022 aconteceu no último domingo, 13, em todo o Brasil. No Tocantins, cerca de 29 mil pessoas se inscreveram para a avaliação que se tornou a mais importante porta de entrada para a universidade. Parte desse público é formado por estudantes da rede estadual que estão concluindo o ensino médio. Além das atividades regulares, os alunos receberam, ao longo do ano letivo, um apoio extra, por meio do programa TO no Enem.

Material didático impresso, aulões presenciais aos finais de semana e simulados, foram algumas das estratégias adotadas pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para preparar os estudantes para as avaliações do Enem e dos vestibulares. A meta do Governo do Tocantins é atender aproximadamente 20 mil estudantes da rede estadual com o TO no Enem em 2022. Além de fortalecer o acesso ao ensino superior, o programa TO no Enem 2022 trouxe a proposta de Recomposição da Aprendizagem com a finalidade de minimizar os impactos da pandemia na rotina de estudos. “Nosso objetivo é oferecer um ensino de qualidade para todos os alunos da rede estadual. Com o TO no Enem os estudantes têm ainda acesso a ferramentas específicas que visam ampliar as possibilidades de aprovação dos estudantes das escolas públicas no Enem e vestibulares”, enfatizou o secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz.

No domingo 13, os candidatos responderão 45 questões de linguagens e outras 45 de ciências humanas, além da redação. Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h. As provas começam às 13h30 e terminam às 19h. Já no dia 20 de novembro, as provas terão 45 questões de matemática e 45 de ciências da natureza. Todas as informações sobre o Enem, como os locais de provas, estão disponíveis na página do participante.