Seduc debate mudanças no ensino médio e o regime de colaboração na 2ª reunião ordinária do Consed

Mato Grosso

05.07.2024

Rui Matos | Seduc-MT

O secretário de Estado de Educação de Mato Grosso, Alan Porto, participou, nesta quinta e sexta-fera (04 e 05.07), da 2ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), em Salvador (BA). A reunião de trabalho, que aconteceu no Hotel Deville Prime, contou com a presença dos secretários de educação dos 26 Estados e do Distrito Federal, além de representantes do Ministério da Educação (MEC).
 
Além da atualização sobre os processos em tramitação no Congresso Nacional, como as mudanças no Novo Ensino Médio (NEM), a reunião debateu temas como as atualizações do Plano Nacional de Educação (PNE). O evento também promoveu a oportunidade de troca de experiências entre os secretários de educação de todo o País.
 
“O Consed defende um Ensino Médio mais moderno e alinhado com as demandas atuais, além de inovação e gestão com o propósito de fomentar a transformação e a melhoria da educação pública no País”, destacou o secretário Alan Porto.

Conforme o secretário, a reunião concentrou esforços nos debates sobre o Ensino Médio, que pode ser substituído por outro modelo, mais uma vez. A última alteração, para o Novo Ensino Médio, entrou em vigência em 2022 com mudanças na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB — Lei 9.394, de 1996). As alterações, outros pontos, determinaram que disciplinas tradicionais passassem a ser agrupadas em áreas do conhecimento (linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas) e cada estudante também passou a montar a sua própria grade de ensino médio, escolhendo os chamados “itinerários formativos”.
  Alan Porto: "O Consed defende um Ensino Médio mais moderno e alinhado com as demandas atuais". Foto: Consed “Além desta imersão sobre o melhor modelo para o Novo Ensino Médio, nesses dois dias falamos sobre ações que tiveram êxito no âmbito pedagógico, as novidades no Plano Nacional de Educação, os panoramas do Plano nacional de Educação, educação básica, o Programa Pé-de-Meia e um assunto que interessa muito a Mato Grosso, que é o Regime de Colaboração”, resumiu Alan.
 
Os secretários também conheceram a ferramenta META: Monitoramento e Estratégia para Transformar o Ensino Médio, apresentada por Deborah Kaufmann e Hugo Bovareto, da organização Movimento pela Base. A META visa apoiar as redes de ensino na implementação das mudanças propostas pela reforma do Ensino Médio, ajudando a mensurar o nível de organização e os impactos nos resultados dos estudantes.
 
Nesta sexta-feira, além dos secretários estaduais, a reunião contou com a presença da secretária de Educação Básica, Kátia Schweickardt, do Ministério da Educação, para falar de Ensino Médio e do Programa Pé-de-Meia.
 
A reunião em Salvador foi presidida por Vitor de Angelo, secretário da Educação do Espírito Santo e presidente do Consed, com apoio da anfitriã do evento, a secretária de Estado de Educação da Bahia, Rowenna Brito.