Seduc do RS começa formação de gestores e professores da Rede Estadual para análise dos resultados do “Avaliar é Tri RS”

RS

30.06.2021

Para capacitar os profissionais da Rede Estadual para interpretarem e compreenderem os resultados obtidos na avaliação “Avaliar é Tri RS”, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) promoveu na manhã desta terça-feira, 29 de junho, a abertura do ciclo de formação de professores, diretores e coordenadores pedagógicos das escolas estaduais do Rio Grande do Sul. 

O webinar “Educar alunos para Transformar o Mundo”, promovido em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed), da Universidade Federal de Juiz de Fora, contou com a presença do governador do Estado, Eduardo Leite, e a mediação da secretária da Educação do RS, Raquel Teixeira.

Para o debate, foram convidados os seguintes participantes: a diretora executiva da Fundação Caed, Lina Kátia Mesquita; a diretora-geral do Centro de Excelência de Inovação em Políticas da Educação Internacional da Fundação Getúlio Vargas, Cláudia Costin; o professor do Programa de Políticas Públicas de Educação Internacional de Harvard, Fernando Reimers; e Manuel Palácios, coordenador-geral do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação do Caed.

Segundo o governador do Estado, Eduardo Leite, a autonomia de gerenciamento dos dados pela própria escola dá a oportunidade para que os gestores apostem na inovação e tornem a instituição atraente para os alunos do século 21. “Estamos num processo contínuo para recuperação da capacidade de investimentos no nosso Estado e queremos estar muito ao lado dos nossos diretores para dar a velocidade em obras importantes que dizem respeito à infraestrutura das escolas. A grande estrada para o futuro do Rio Grande do Sul é a Educação. Quero parabenizar a todos por esta grande iniciativa de avaliação na retomada das aulas”, considera.

“A partir dos dados da avaliação diagnóstica que foi feita, nós vamos começar a aprender a trabalhar as informações sobre os estudantes. Eu sempre digo que o primeiro passo para o seu planejamento dar certo, é você conhecer as demandas dos alunos. É saber as habilidades e as competências que eles têm e as que precisam ser trabalhadas a partir dos resultados obtidos nas provas. Então, este curso que começa hoje, vai nos ensinar a reconhecer estas situações importantes para mitigar os efeitos da pandemia”, explica a secretária Raquel Teixeira.

Conforme a diretora-geral do Centro de Excelência de Inovação em Políticas da Educação Internacional da Fundação Getúlio Vargas, Cláudia Costin, é preciso criar oportunidades para que os alunos transformem o ambiente escolar a partir de uma mentalidade de crescimento em sala de aula. “Temos que ensinar as nossas crianças e jovens a pensar e aprender. Só assim serão protagonistas do próprio conhecimento e poderão promover a transformação necessária na Educação”, destaca.

O professor de Harvard e especialista, Fernando Reimers, falou sobre a importância da formação de professores e da inovação educacional em tempos de Covid-19.

“Apesar de toda a calamidade gerada por esta pandemia, ela trouxe diversas oportunidades de crescimento para aprendizagem, como a aceleração do uso das novas tecnologias, da inclusão na educação, além de uma maior colaboração entre professores e uma valorização social da Educação. Isso contribui para dar ênfase ao desenvolvimento socioemocional e aos aspectos científicos como um todo, afirma.

Próximos encontros

A apresentação dos resultados, da plataforma de avaliação e do monitoramento do “Avaliar é Tri RS”, bem como a devolutiva dos resultados das provas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, serão realizadas nos dias 7 de julho; 13 de julho e 14 julho. 

Capacitação

O desenvolvimento profissional de gestores e coordenadores pedagógicos terá carga horária de 30h e acontece entre os 2 de agosto e 12 de setembro.  A formação será distribuída em quatro aulas e realizada quinzenalmente . Ao final, os educadores receberão uma certificação de participação do Caed.

Avaliar é Tri RS

A avaliação diagnóstica “Avaliar é Tri RS” foi concluída no dia 16 de junho, com a participação de mais de 500 mil estudantes da Rede Estadual. O número, que é inédito na história dos exames educacionais já realizados no Rio Grande do Sul, é resultado de ampla participação da comunidade escolar gaúcha.

Pais, professores, familiares, responsáveis, Círculos de Pais e Mestres (CPMs) e equipes diretivas se envolveram ao máximo para garantir o cumprimento das aplicações dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.

A partir do lançamento dos dados das provas, os resultados individualizados de cada aluno ficarão disponíveis na plataforma do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed) da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Por meio desta devolutiva, a Seduc irá colocar em prática um plano de ação pedagógica para reforço e recuperação das aprendizagens perdidas.