Seduc certifica escolas estaduais com Selo Escola Criativa e Inovadora

Sergipe

05.01.2022

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por iniciativa da Diretoria de Educação de Aracaju (DEA), realizou na tarde de quarta-feira, 29 de dezembro, a entrega do Selo Escola Criativa e Inovadora. O evento aconteceu no Auditório Professor Almir Andrade Garcez, na sede da DEA. A certificação foi destinada às unidades de ensino da rede estadual circunscritas à DEA e que foram destaques no ano de 2020.

 

O Selo Escola Criativa e Inovadora foi dividido em cinco categorias: Destaque Ideb 2019, com o reconhecimento às escolas da DEA com maiores notas no Ideb em 2019; Destaque Projetos, Inovação, e Iniciação Científica, com o reconhecimento às escolas que participaram de olimpíadas do conhecimento e de projetos de iniciação científica; Destaque Esporte e Cultura de Paz, com o reconhecimento às escolas com maior número de medalhas nos Jogos da Primavera; Destaque Gestão Escolar 2019, com o reconhecimento aos gestores com maior Ideb por nível de ensino em 2019; e Destaque Gestão Escolar 2020, com o reconhecimento aos gestores escolares que se destacaram nas práticas durantes as Atividades Não Presenciais em 2020.

 

Durante a abertura, o secretário de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, relembrou as diversas reuniões realizadas durante o ano de 2021 com os gestores, e as visitas não agendadas às escolas. Falou também da concretização da proposta do governador Belivaldo Chagas em consolidar a educação como política de Estado.

 

“Na nossa prática profissional, nós temos a missão de prover a melhor educação pública. Acreditamos que essa é a melhor forma de construir uma boa sociedade. Todas as escolas receberam mais recursos do Profin. É hora de todos se prepararem desde já para o início do ano letivo”, afirmou.

 

Ele também destacou outro grande desafio, que é garantir não apenas a qualidade, mas a equidade, e que uma das ações para isso é prover aos alunos da rede pública estadual o acesso a materiais escolares e ao uniforme, já que muitas famílias não têm condições de comprar. Ainda em seu discurso, o secretário lembrou que o governador enviou para a Assembleia Legislativa uma proposta para regulamentar o Processo Seletivo para a escolha de gestores escolares. “Queremos que esse seja o nosso legado. Uma conquista que deixaremos para as próximas gerações”, disse.

 

A diretora da DEA, professora Maria Gilvânia Guimarães, se dirigiu aos gestores com palavras de agradecimento e incentivo. “Essa certificação é uma forma de reconhecer o trabalho que foi feito e estimular novas ações. Temos o melhor time do estado de Sergipe. O trabalho que realizamos faz muita diferença na comunidade escolar. Com esse selo, quero agradecer a cada gestor, e incentivá-los a fazerem mais e melhor. E a ideia é que uma escola ajude as outras a também melhorarem”, declarou.

 

Reconhecimento

 

Os gestores das escolas premiadas foram sendo chamados, um a um, para receberem o Selo Escola Criativa e Inovadora. A diretora Lucineide Lopes Ventura, do Instituto Educacional Santa Terezinha do Menino Jesus, foi agraciada com o reconhecimento pelo melhor Ideb em 2019 nos anos iniciais, com a pontuação 7,0, mas creditou todo o mérito à ex-gestora, Silvia Maria Santos Silva Souza, que esteve à frente da unidade de ensino naquele ano. “Para nós, que acreditamos na educação, esse reconhecimento nos emociona. Com esse selo, a Seduc mostra o quanto acredita em nosso trabalho, tanto do gestor quanto da equipe. Esse resultado que tivemos no Ideb é fruto do trabalho de servidores, professores, pais e comunidade escolar. Esse é o ápice da nossa realização profissional enquanto educador. Acreditamos que a educação é um meio de transformação”, disse Silvia Maria.

 

Já a diretora Andreia Maria Belchior de Abreu Santos, da Escola Estadual Professor Valnir Chagas, recebeu o selo pelo melhor Ideb em 2019 nos anos finais, e reconheceu o mérito à antiga gestora, Armênia Christina Ribeiro Fernandes. “Esse é um reconhecimento que não é só da gestão, mas também dos professores, pessoal de apoio, secretaria. Graças ao empenho de todos, conseguimos manter o ideb de 5,0”, afirmou Armênia Christina. Já o Centro de Excelência Atheneu Sergipense foi reconhecido por ter alcançado o melhor Ideb no ensino médio, com pontuação 5,0. O coordenador Bergson Santos Oliveira recebeu o selo, representando o diretor Daniel Lemos. “Esse reconhecimento é uma válvula impulsionadora da produção do trabalho na escola, algo que todos nós, que fazemos a comunidade escolar do Atheneu Sergipense, recebemos com muita alegria e muito orgulho”, declarou Bergson.

 

Outra diretora premiada com o selo foi a professora Liliane Teixeira Pina Araújo, do Centro de Excelência Professor Gonçalo Rollemberg Leite, com o reconhecimento Destaque Escolar 2020 no Ensino Médio. “Estamos muito felizes com o reconhecimento. A gente trabalha em prol de uma educação de qualidade. Em 2020, quando iniciou a pandemia, não medimos esforços e em menos de uma semana, já estávamos com tudo pronto para iniciar as aulas remotas. Toda a nossa equipe está de parabéns. Esperamos que neste ano tenhamos mais ações exitosas”, afirmou.

 

Escolas premiadas com o Selo Escola Criativa e Inovadora

 

Destaque Ideb 2019 

 

Anos Iniciais

 

1º InstitutoEducacional Santa Terezinha do Menino Jesus – 7,0 

2º EE São Cristóvão – 6,3 

3º EE Euvaldo Diniz Gonçalves – 6,2 

 

Anos Finais

1º EE Valnir Chagas – 5,0 

2º EE Maria Ivanda de C Nascimento – 4,6 

2º EE Francisco Souza Porto – 4,6 

3º EE Francisco Portugal – 4,5 

 

Ensino Médio

 

1º CE Atheneu Sergipense – 5,0 

2º CE José Rollemberg Leite – 4,7 

3º CE Dom Luciano José Cabral Duarte – 4,5 

 

Destaque Projetos, Inovação e Iniciação Científica 

 

1º CE Atheneu Sergipense – 6 

1º CE José Carlos de Souza – 6 

2º CE Maria das Graças – 5 

2º CE José Carlos de Souza – 5 

2º EE 08 de Julho – 5 

3º CE Dom Luciano José Cabral Duarte – 4 

 

Destaque Esporte e Cultura da Paz 

 

1º CE Ivo do Prado – 14 medalhas nos Jogos da Primavera

2º CE João Costa – 7 medalhas nos Jogos da Primavera 

3º CE Augusto Franco – 6 medalhas nos Jogos da Primavera

3º EE 8 de Julho – 6 medalhas nos Jogos da Primavera

 

Destaque Gestão Escolar 2019 

 

Anos Iniciais: Sílvia Maria Santos Silva Souza 

Anos Finais: Armênia Christina Ribeiro Fernandes

Ensino Médio: Daniel Mauro Souza Lemos 

 

Destaque Gestão Escolar 2020

 

Anos Iniciais: Maria José Farias Santos Dourado 

Anos Finais: Rejane Rabelo Santos 

Ensino Médio: Liliane Teixeira Pina Araújo.