Secretaria busca ampliar oferta de cursos técnicos para atuação em polos de Energias Renováveis no Piauí

Piaui

04.07.2023

Com o intuito de formar mão de obra qualificada e conectar os jovens ao mundo do trabalho, o Superintendente de Educação Técnica e Profissional e Educação de Jovens e Adultos, Paulo Henrique Pinheiro, visitou a maior empresa de energia solar da América Latina, a Enel, que fica localizada em São Gonçalo do Gurguéia.  

A ideia é viabilizar a oferta de Cursos Técnicos em Eletromecânica e Eletrotécnica, garantindo a capacitação dos estudantes em áreas que estão crescendo, como energia solar e eólica. A iniciativa faz parte de uma das metas para a Educação do Governo do Piauí, que é a ampliação da oferta de cursos técnicos de nível médio por meio do Seduc Tec, projeto que faz parte do Acelera Seduc.  

“A Seduc, na gestão do Secretário Washington Bandeira, tem se antecipado às demandas por mão de obra qualificada no Estado do Piauí. Com isso, o objetivo é dialogar com as empresas que estão auxiliando o estado do Piauí a se tornar referência nacional, alinhando isso com a formação dos nossos jovens e adultos”, explica o Superintendente Paulo Henrique Pinheiro.  

Posterior à visita, na última sexta-feira (30), o Superintendente se reuniu de forma on-line com a diretoria da Enel. O encontro teve como primeiro encaminhamento a viabilização da formação de jovens e adultos com cursos de eletrotécnica e eletromecânica na região onde essas empresas atuam. 

“Existe uma demanda no Piauí de profissionais de eletrotécnica e eletromecânica, esse é o grande desafio para manter a operação e a manutenção das placas de energia eólica e solar. Trazer profissional de outros Estados não compensa, por isso vamos fazer a proposta desses cursos ao Governador, em parceria com a Investe Piauí”, comenta.  

SEDUC TEC  

O Secretário da Educação, Washington Bandeira, recorda que o Seduc Tec já anunciou cinco novos cursos que levam em conta as vocações dos Territórios de Desenvolvimento e as modernas exigências de empregabilidade. 

“Além do curso de Desenvolvimento de Sistemas com ênfase em inteligência artificial, que já conta com 3 mil alunos matriculados, teremos também os cursos de Marketing Digital, Programação de Jogos, Turismo (com ênfase em Empreendedorismo) e Energias Renováveis (com ênfase em energia eólica e solar)”, detalha o secretário.