Tocantins
18.03.2025O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), está promovendo a aplicação da Avaliação Formativa Diagnóstica, parte do Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Tocantins (Saeto). As provas começaram a ser aplicadas no último dia 10 em todo o estado, nas redes municipal e estadual, e seguem até a próxima quarta-feira, 19.
O objetivo é avaliar o desempenho dos estudantes nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, bem como prepará-los para as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que ocorrem ao final do ano letivo.
A superintendente da Educação Básica da Seduc, Celestina Maria Pereira de Souza, pontua que essa é uma avaliação muito importante para avaliar a educação pública tocantinense. “Por meio do Saeto temos condições de aplicar provas sistematizadas no aspecto formativo e depois no aspecto somativo, e isso nos dá um direcionamento muito claro de como devemos proceder com o trabalho com o currículo. Saber identificar as dificuldades dos nossos estudantes, as habilidades desenvolvidas e não desenvolvidas, para reorientar o planejamento docente”, completou.
No Colégio Estadual Cívico-Militar Maria dos Reis Alves Barros, em Palmas, a aplicação da avaliação foi realizada nesta terça-feira, 18, com as turmas de 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1ª a 3ª série do Ensino Médio.
De acordo com diretora Vanuzia de Oliveira é essencial que estudantes participem de todas as etapas da avaliação, para que tenham um acompanhamento em seu desenvolvimento. “Essa avaliação diagnóstica vai nos mostrar a realidade dos nossos estudantes, suas habilidades, as competências que eles já dominam, para que os professores possam ter esse diagnóstico para planejar as atividades subsequentes durante o ano letivo de 2025”, ressaltou.
A estudante do 9º ano, Regina Paz, explica que é necessário que os estudantes se dediquem para realizar as provas para que tenham um diagnóstico honesto. “A partir dessa avaliação tanto os alunos quanto os professores vão ter uma noção do nosso nível de aprendizagem em cada bimestre, nossas dificuldades e o que precisamos melhorar. Temos trabalhado nos conteúdos desde o início do ano, em sala de aula, com atividades, e em casa revisando, e vamos continuar nos preparando para as próximas provas”.
A estudante Priscila Farias, do 9º ano do Ensino Fundamental, conta como se preparou para a avaliação. “Desde o começo do ano eu tenho estudado bastante e buscado melhorar meus pontos fracos. Em casa consigo estudar com calma e separar minhas dúvidas, depois em sala de aula eu pergunto para a professora e ela me ajuda. Estou confiante que terei um bom desempenho nessa e nas próximas avaliações”, destacou.
Saeto
O Saeto visa constituir indicadores e diagnósticos que orientem a formulação de políticas públicas voltadas à qualidade da oferta educacional nas redes municipais e estadual de educação do Tocantins. O Saeto também contempla a elaboração dos Índices de Desempenho Escolar do Estado do Tocantins (Ideto).
A avaliação, elaborada em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), é a aplicada para estudantes do 2º e 5º ano do ensino fundamental da rede municipal e estudantes do 2º ao 9º ano do ensino fundamental e da 1ª à 3ª série do ensino médio da rede estadual.
A aplicação é feita em três etapas ao longo do ano letivo, sendo a primeira uma Avaliação Diagnóstica, a segunda uma Avaliação Formativa e por último uma Avaliação Somativa, com o intuito de fazer o mapeamento do nível de aprendizagem inicial dos estudantes e monitorar a progressão da aprendizagem.
Edição: Ana Luiza Dias/Governo do Tocantins
Gabriela Rossi/Governo do Tocantins