Seduc amplia diálogo sobre revisão do PCCR e ouve professores das Regionais de Dianópolis e Arraias

Tocantins

22.02.2025

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) segue promovendo encontros com servidores da rede estadual para debater a revisão do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR). Nessa sexta-feira, 21, foi a vez dos professores da Superintendência Regional de Educação Dianópolis e Arraias participarem do diálogo com a equipe da Seduc e o secretário Fábio Vaz. 

Durante os encontros, o secretário Fábio Vaz destacou os avanços propostos, como o aumento da amplitude salarial da licenciatura, que passará de 43% para 93%, e os reajustes na progressão horizontal e vertical. Além disso, reforçou o compromisso do governo estadual em manter a data-base em dia e valorizar os profissionais da educação.  

“Esses encontros são fundamentais para construirmos um PCCR que atenda às expectativas dos professores e as possibilidades do Estado. Estamos aqui para ouvir cada sugestão, cada preocupação, porque sabemos que um PCCR bem estruturado reflete diretamente na valorização dos nossos servidores e, consequentemente, na qualidade da educação”, afirmou o secretário.  

Em Dianópolis, a professora de história Roberta Tavares, que leciona no Colégio João D’Abreu, recebeu bem a iniciativa, porque vê no debate aberto uma oportunidade para contribuir na construção do novo plano. "É muito importante esse momento com a presença do secretário na regional conversando conosco, nos ouvindo, para que possamos expressar nossas opiniões sobre o PCCR. Esse plano é fundamental para a valorização da educação e de nós, professores. Ter esse espaço de diálogo e participação é essencial para que, no final, tenhamos algo construído coletivamente”, disse a professora.  

Em Arraias, o professor Túlio Natalino de Matos, que atua na Escola Agrícola de Arraias, também elogiou a abertura para o diálogo e destacou as expectativas da categoria. “A iniciativa de dialogar diretamente com a categoria é essencial para conhecer nossos anseios e construir um PCCR que atenda de fato a todos os profissionais da educação. É louvável essa atitude de ouvir, discutir e compreender de perto as demandas dos professores para que possamos ter um plano de carreira que faça a diferença na valorização da nossa profissão”, destacou.

Os encontros fazem parte de uma agenda que prevê reuniões nas 13 Superintendências Regionais de Educação (SRE). Desde o início das discussões, já foram realizados diálogos na SRE de Paraíso do Tocantins, Porto Nacional, Gurupi, Pedro Afonso, Gurupi, Palmas e Miracema.

Seduc/Governo do Tocantins