Seduc-AM inaugura Núcleo de Saúde Escolar

Amazonas

18.06.2019

Planejar ações de saúde que acontecerão dentro das escolas da rede pública do Amazonas é o principal objetivo do Núcleo de Saúde Escolar da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-AM). A institucionalização do grupo é uma demanda antiga da Coordenadoria do Programa de Saúde nas Escolas (PSE), que passa agora a ser responsável pelo planejamento e execução direta das ações de saúde para toda a rede.

Emocionada, a coordenadora do PSE, Delta Segadilha, afirmou que solicita a institucionalização do Núcleo há 50 anos, quando iniciou seu trabalho na Seduc-AM. “Para nós, trabalhadores na área, a criação é um sonho que se realiza e agradecemos ao secretário de Educação, Luiz Castro, por entender a necessidade de trabalho com visão holística”, assinalou.

Intersetorialidade – Doenças e agravos de saúde interferem no processo ensino-aprendizagem como um todo. Por isso, as finalidades do Núcleo são de atuar na criação de campanhas de prevenção e monitoramento de doenças na rede estadual, para todo o corpo escolar.

O secretário executivo adjunto da capital, professor Bibiano Filho, ressaltou que o trabalho a ser continuado e ampliado pelo Núcleo é de quem ‘respira e vive Educação’ porque sabe como a saúde contribui para o aprendizado, melhorando a frequência e evitando o abandono escolar.

“São profissionais trabalhando na base, no chão da escola, e vêem experiências bonitas, vivenciando e aprendendo ideias interessantes com os estudantes e professores, ao mesmo tempo que auxiliam em sua saúde. A Educação de fato significará o grande salto que o Amazonas precisa, pode e merece ter e isso passa pela atuação do Núcleo”, salientou.