Seduc-AM e SSP vão ampliar programas educacionais de combate à violência e às drogas para Iranduba

Amazonas

18.06.2019

As Secretarias de Estado de Educação (Seduc-AM) e de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) vão ampliar os programas educacionais de prevenção à violência e às drogas para alcançar escolas do município de Iranduba, localizado na Região Metropolitana de Manaus. Os secretários de Educação, Luiz Castro, e de Segurança Pública, Louismar Bonates, reuniram-se com o corpo docente do Centro de Ensino de Tempo Integral (Ceti) Professora Maria Izabel Desterro e Silva, na última sexta-feira (14/06), para identificar as necessidades e garantir o início do trabalho pela instituição de ensino.

Atualmente, a SSP-AM mantém, em parceria com a Seduc-AM e por meio da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) e o “Escola Cidadã e Segura”, que devem ser os primeiros a serem levados para a escola, que atende cerca de 1 mil alunos.

Durante a reunião, o secretário de Educação, Luiz Castro, explicou que existe uma demanda dos gestores da escola para atender a casos de alunos vulneráveis, que já tiveram algum tipo de envolvimento com drogas e que precisam de apoio. “Nosso objetivo aqui é conseguir separar as situações e garantir que os casos não se espalhem. Por isso, estamos alinhando nossas estratégias com a SSP-AM”, destacou.

Segundo o secretário de Segurança Pública, coronel Louismar Bonates, que participou da reunião e ouviu as demandas em relação à segurança dos gestores e professores, nesse momento, os programas educacionais são a melhor opção. “Todos esses programas têm apresentado resultados positivos e como, infelizmente, tivemos relatos de envolvimento de jovens da comunidade escolar com o tráfico, vamos priorizar evitar que novos casos surjam com as orientações necessárias vindo da escola também”.

Também participaram da reunião a secretária executiva do interior da Seduc-AM, professora Ana Maria Araújo, e a delegada de Polícia Civil (PC-AM), Sylvia Laureana, titular do 31º Distrito Integrado de Polícia (DIP).

Escola e família – A ida à escola também contou com a presença do coronel subcomandante da PM, Silvio Mouzinho Pereira, que explicou o funcionamento das duas propostas. A ideia é implantar os programas já no segundo semestre. “Para trabalhar na escola com foco no combate, vamos precisar do apoio da família. Os nossos projetos só têm dado certo porque envolvemos a família em todo esse processo”, explicou.

No Amazonas, o Proerd foi implantado em 2002, inicialmente na cidade de Manaus e nos anos subsequentes, em parte dos municípios da região metropolitana e em municípios do arco de fronteira. O Proerd aplica técnicas centradas na resistência à pressão de grupos; auxílio na tomada de decisões para dizer não às drogas; desenvolvimento de habilidades que levem à motivação.

O programa “Escola Cidadã e Segura” está em Manaus alcançando 9.099 alunos, sendo coordenado pelo Comando de Policiamento de Área Norte (CPA-Norte). A metodologia adotada é a gestão cívica, em que os estudantes são estimulados a obter melhores notas, a ter disciplina, assiduidade, engajamento na escola, ordem, hierarquia, responsabilidade e organização nos estudos. Os melhores alunos recebem lenços de cores diferentes.

FOTOS: Manoel Lucas/PMAM