Seduc-AM capacita servidores para aplicação do Censo da Educação Básica 2019

Amazonas

18.06.2019

Noventa e quatro municípios e comunidades do Amazonas participaram, nesta segunda-feira (17/06), do Treinamento do Censo da Educação Básica 2019. Atividade, realizada por mediação tecnológica em estúdio do Centro de Mídias da Educação do Amazonas (Cemeam), na sede da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-AM), o treinamento tem como objetivo capacitar gestores e multiplicadores para realizarem o recenseamento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) em mais de 5 mil unidades de ensino públicas e privadas do Amazonas.

De acordo com o secretário de educação, Luiz Castro, a importância do Censo abrange não somente o Amazonas, mas, também, todo o país. “Ele é responsável por balizar toda a política educacional do Brasil, emanada pelo Ministério da Educação, e suas características específicas em cada Estado e município. O Censo ajuda a orientar, por exemplo, a definição de recursos para programas federais de apoio à Educação”, explicou o secretario.

A coleta do Censo Escolar 2019 apresenta um novo formulário de recolhimento de dados, que permite caracterizar a realidade e a necessidade de cada participante, concedendo, assim, uma melhor análise da educação brasileira – especificamente, nos aspectos pedagógicos.

“Os Estados aproveitam [o Censo] esses dados para a execução de seus programas específicos, orientando do presente para o futuro. Ele nos referência um método de planejamento para uma boa gestão estratégica na Educação, que é algo que vem sendo conquistado no País nas duas últimas décadas”, concluiu Luiz Castro.

O treinamento do Censo da Educação Básica 2019 seguirá até quarta-feira (19/05) e será executado por meio de vídeos e palestras com transmissão por meio do Cemeam. Em agosto, a Seduc-AM realizará um encontro presencial com gestores e multiplicadores do Estado. “Essa reunião servirá para consolidar e corrigir algum tipo de lacuna ou problema que precisa ser referenciado”, pontuou o secretário.

Em cada município participam do evento os secretários municipais de Educação, coordenadores municipais do Censo, multiplicadores estaduais das Coordenadorias Regionais, gestores e secretários das escolas públicas da zona urbana do município. Eles serão responsáveis pela aplicação do Censo.

Crescimento – Para a gerente de Pesquisa e Estatística da Seduc-AM, Silvana Morais, os dados coletados pelo Censo permitirão que o Estado cresça de maneira produtiva e com uma educação básica de qualidade.

“A secretaria tem uma responsabilidade muito grande, pois ela é que coordena esse trabalho dentro do Amazonas, orientando, acompanhando e corrigindo as unidades de ensino de todo o Estado, não somente as públicas. Nós sabemos a importância desses dados gerenciais para que a gente execute mudanças pontuais na gestão. É uma ação conjunta com o objetivo de dar continuidade e garantir a educação básica a todos os alunos do Amazonas”, destacou Silvana.

FOTOS: CLEUDILON PASSARINHO / SEDUC-AM