Alagoas
23.03.2018Valdir Rocha
Texto de Lucas Leite
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou neste sábado (10) a primeira busca ativa nas grotas de Maceió para garantir que a comunidade tenha acesso a um ensino de qualidade e se matricule na rede estadual de Alagoas. A primeira grota visitada foi a do Pau D'Arco, localizada entre os bairros do Jacintinho e Feitosa.
A iniciativa faz parte do programa do Governo de Alagoas "Vida Nova nas Grotas" e segue as diretrizes da ação da Seduc "Escola 10", que une o Estado e redes municipais para garantir que as crianças e jovens se matriculem na rede pública.
O vice-governador e secretário da Educação, Luciano Barbosa, fala sobre a iniciativa. "É uma ação muito importante, pois temos que garantir a matrícula dos jovens, seja no Município ou Estado. As oportunidades aparecem na escola e esse trabalho é fundamental", conta o gestor da pasta estadual da Educação.
A base de tudo - Cláudia Barbosa de Freitas aproveitou a oportunidade para garantir a sua vaga na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a dos filhos no ensino regular.
"É muito bom dar oportunidade aos moradores. É a primeira vez que eu vejo uma iniciativa como essa e está sendo muito gratificante. Vir à grota ajuda bastante. Sem estudo a pessoa não é nada", afirma Cláudia.
Léo Santana também foi à tenda da Seduc. Ele realizou a matrícula da sobrinha. "Moro há 20 anos na grota e isto é inédito. O Governo está se aproximando da comunidade que mais precisa", declara.