Educação de Goiás abre inscrições para o Projeto Desporto Educa

Goiás

02.06.2022

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) abriu as inscrições, nesta quarta-feira (1/6), para o processo seletivo interno do projeto Desporto Educa, com objetivo de selecionar professores de Educação Física para desenvolver modalidades esportivas em escolas estaduais de tempo parcial, no período oposto ao das aulas regulares.

O edital prevê 150 vagas e as inscrições vão até 15 de junho. Podem se inscrever professores de Educação Física da rede pública estadual de ensino, efetivos ou contratados temporariamente.

Os profissionais também precisam possuir carga horária de 20 horas (14 aulas) na unidade escolar onde desejam realizar o projeto, com disponibilidade de complementação de 2 a 14 aulas. Confira todos os critérios no edital.

Sobre o projeto Desporto Educa
O projeto Desporto Educa foi criado pelo Governo de Goiás em 2020 com o objetivo de fomentar o treinamento desportivo e paradesportivo dos estudantes de 12 a 17 anos, matriculados na rede estadual. A fim de prepará-los para competições, as modalidades esportivas do projeto são as mesmas dos Jogos Estudantis do Estado de Goiás, Jogos Escolares Brasileiros e Jogos da Juventude.

Atualmente, 55 escolas participam do Desporto Educa. Segundo o superintendente de Desporto Educacional, Arte e Educação da Seduc, Marco Antônio Maia, o projeto tem fortalecido a interação dos estudantes com a escola, combatendo a evasão escolar.

“A gente percebe como esse projeto contribui para que os alunos criem uma maior identificação com a escola. É perceptível a alegria e o engajamento desses estudantes”, afirmou o superintendente. Além disso, ele destaca que a realização de atividades esportivas na escola possibilita a identificação de talentos esportivos, estimula hábitos de vida saudável e promove a formação integral dos estudantes (desenvolvimento físico, intelectual e socioemocional).