Educação abre inscrições e agendamento de provas do programa Certifica Mais nesta segunda-feira (16)

Mato Grosso

16.05.2022

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc--MT) abre, no dia 16 de maio, o agendamento de provas para o Programa Certifica Mais. Esta iniciativa concede a certificação de conclusão do ensino fundamental ou médio ao cidadão mato-grossense que não finalizou seus estudos em idade escolar regular. As provas começam a partir do dia 23 de maio.

O Certifica Mais irá avaliar as competências e habilidades de jovens e adultos por meio de um exame em formato on line, modalidade também disponível para acesso ao material didático de apoio.

Caso obtenha a pontuação mínima na prova de múltipla escolha, para cada uma das áreas de conhecimento, o candidato será aprovado e poderá receber a certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou Médio.

A previsão é que sejam beneficiados, de imediato, 100 mil mato-grossenses que sonham com a porta de acesso à universidade e, principalmente, ao mercado de trabalho. Porém, a intenção da Seduc é atender cerca de 1,3 milhão de jovens e adultos com mais de 25 anos, que não concluíram a educação básica. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral, levantados em 2020, 1/3 da população de Mato Grosso se enquadra nesse perfil.

"Mato Grosso é um dos Estado que tem a menor taxa de desemprego do país e também um dos que mais geraram emprego nos últimos anos. Porém, as empresas ainda têm dificuldades em contratar pela falta de mão de obra qualificada. Um processo de empregabilidade se inicia com a conclusão do ensino básico. Se a qualificação profissional é um dos caminhos para impulsionar a economia, por meio do emprego, o Certifica Mais é o botão de partida do resgate da cidadania, profissionalização e de melhor qualidade de vida”, destaca o secretário de Estado de Educação, Alan Porto.

Segundo Alan, no atual cenário pós-pandemia da covid-19, as empresas se tornam cada vez mais exigentes ao contratar os seus funcionários. “Não basta ter experiência e conhecimento, é necessário ter um certificado de escolaridade. O diploma é requisito imprescindível e, em um cenário de disputa, é impensável não ter essa certificação”. 

Texto de Rui Matos.