Sedu reforça diálogo com dirigentes municipais de educação

Secretaria de Estado da Educação do ES

16.04.2019

Com o tema “Educação Básica Municipal: Desafios e Prioridades na garantia da oferta”, teve início nesta terça-feira (16), em Guarapari, XIII Fórum Estadual dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado do Espírito Santo (Undime). O secretário de Estado da Educação Vitor de Angelo participou da abertura do evento e destacou o diálogo com a entidade.

No início do mês, Vitor de Angelo recebeu representantes da Undime na sede da Secretaria, em Vitória, quando compartilhou com o grupo as diretrizes norteadoras das ações no decorrer dos próximos anos.

Na abertura oficial do encontro, o secretário destacou que é preciso a união entre municípios e Estado na implementação das ações na área de Educação. “É uma alegria poder participar deste fórum, pois estamos, neste momento, diante a uma série de desafios na Educação, não só no Espírito Santo, mas no Brasil como um todo. E, para enfrentar esses desafios, é claro, nós precisamos estar juntos. E em nome do governo me coloco à disposição para colaborar naquilo que for preciso e enfrentarmos, assim, estes desafios na agenda da Educação”, disse.

Também participam o representante Undime Nacional, presidente da Undime Ceará e dirigente municipal de Educação de Jucás (CE), José Marques Aurélio de Souza; a secretária de Educação de Guarapari, Sônia Meriguete e a representante do Conselho Estadual de Educação, Adenildes da Silva.
O Fórum segue até quinta-feira (18). Serão oito palestras sobre assuntos voltados para os principais gargalos da área como: gestão pública municipal de educação e os órgãos de fiscalização; piso salarial; planejamento orçamentário e financeiro; marcos legais da educação nacional; Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope) e Plano de Articuladas (PAR); currículo do Espírito Santo; e avaliação na Educação Infantil.

Nesta quarta-feira (17), a programação inclui a eleição da nova Diretoria Executiva para o biênio 2019-2021, do Conselho Fiscal e dos membros que irão compor o colégio eleitoral, junto aos respectivos suplentes.

Texto: Geiza Ardiçon