Sedu realiza mais uma capacitação para a Avaliação da Fluência em Leitura

Secretaria da Educação do ES

06.08.2021

A Secretaria da Educação (Sedu), por meio da Gerência de Avaliação (GEA), realizou, nessa quinta-feira (05), a 2ª Capacitação sobre a Avaliação da Fluência em Leitura para os coordenadores municipais do Programa de Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC) 2021. O encontro transmitido via YouTube, contou com a participação de 217 profissionais da Educação.

O objetivo da capacitação foi promover os alinhamentos necessários entre os 76 coordenadores municipais e os coordenadores regionais, representantes das 11 Superintendências Regionais de Educação (SRE), bem como promover a apropriação dos procedimentos pedagógicos e operacionais relativos ao processo de aplicação da avaliação, de acordo com os materiais, instrumentos e procedimentos indicados pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), responsável pelo desenvolvimento da Avaliação.

O objetivo da Avaliação da Fluência em Leitura é aferir o desempenho dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental, no processo de aprendizagem do código alfabético da Língua Portuguesa, aspecto fundamental para a alfabetização e o desenvolvimento da compreensão de textos escritos. Após a aplicação da avaliação e divulgação dos resultados, será possível identificar o nível de fluência em que cada estudante se encontra, de modo que sejam desenvolvidas ações que consolidem o processo de alfabetização, portanto, é considerada um avaliação formativa, na medida em que seus resultados indicam as principais atividades e habilidades que devem ser reforçadas em sala de aula, permitindo a (re)orientação de caminhos possíveis para o desenvolvimento dos estudantes.

Sobre a Avaliação da Fluência em Leitura

A Avaliação da Fluência em Leitura  é uma das ações previstas no Programa de Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC), instituído no Espírito Santo a partir do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes), uma iniciativa do Governo do Estado, objetivando o fortalecimento de ações em prol da aprendizagem das crianças desde a Educação Infantil até as séries finais do Ensino Fundamental. A Avaliação da Fluência em Leitura é realizada a partir do estabelecimento de um regime de colaboração entre o Estado e as redes municipais de ensino. Em 2021 teve a adesão de 76 municípios capixabas.

A avaliação acontecerá no Espírito Santo, no período de 16 a 27 de agosto de 2021, seguindo os protocolos de biossegurança vigentes para o combate à Covid-19.

Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata