Educação realiza formação em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra

Espirito Santo

18.11.2021

A Secretaria da Educação (Sedu), por meio da Gerência de Educação do Campo, Indígena e Quilombola (GECIQ), promoveu, na última sexta-feira (12), a formação “Possibilidades para o trabalho pedagógico em Educação das Relações Étnico-raciais”. O evento faz parte das atividades realizadas pela Comissão de Estudos Afro-brasileiros (Ceafro), vinculada à GECIQ, para celebrar o Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado no próximo sábado (20).

Segundo a gerente da GECIQ, Valquiria Santos Silva, a ação teve como objetivo apoiar a formação continuada dos profissionais que atuam na Educação das Relações Étnico-raciais, conforme os marcos legais que implementam essa política educacional.  

“Por meio da ação formativa, esperamos incentivar práticas educativas para enfrentamento do racismo, do preconceito e da discriminação no ambiente escolar, visando a promover a igualdade racial, a inclusão e o reconhecimento das diversidades dos estudantes matriculados na Rede Estadual de Ensino”, disse Valquiria Santos Silva.

O evento contou com a participação professor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Ivan Costa Lima, e da diretora Celina Januário Moreira, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Fioravante Caliman, de Venda Nova do Imigrante.

Na formação, foram discutidas estratégias para a inclusão, respeito da diversidade cultural e afirmação da identidade negra no espaço escolar. Profissionais das escolas de toda a Rede Estadual e técnicos das Superintendências Regionais de Educação (SRE) acompanharam a programação.

O evento formativo está disponível no canal da Sedu Digital no YouTube, por meio do link: https://youtu.be/-PQqfO5VgIM

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata