Sedu realiza ações por meio do programa #SerEleitor

Espirito Santo

11.04.2022

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Espírito Santo e a Secretaria da Educação (Sedu) lançaram o programa #SerEleitor, que tem como foco no alistamento eleitoral de jovens com 16 e 17 anos. Para apoiar essa ação de fortalecimento da cidadania e da democracia, a Sedu elaborou um cronograma de atividades multidisciplinares a ser desenvolvido nas escolas estaduais. A primeira delas é o “Dia D”, que será realizado na próxima segunda-feira (11).

O objetivo do programa #SerEleitor é elevar os índices de consciência cívica dos eleitores capixabas, mediante à realização de eventos e ações de sensibilização, demonstrando, além da importância do voto, o quão fácil e rápido é a retirada do título de eleitor.

Entre os temas integradores a serem acionados pelo programa #SerEleitor estão “Direitos da Criança e do Adolescente”, “Educação em Direitos Humanos” e “Ética e Cidadania”. As atividades sugeridas nas escolas serão desenvolvidas de forma contextualizada e articulada em todas as áreas de conhecimento, com a participação efetiva dos estudantes.

“Os benefícios esperados dessa ação, para além do incentivo ao alistamento eleitoral pelos jovens, é de levar a mensagem de que é possível a transformação da sociedade brasileira, por meio da educação e da participação política, utilizando os instrumentos da democracia”, disse a técnica da assessoria de Gestão Escolar da Sedu, Alessandra Ribeiro Alves.

São parceiros da campanha o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes); o Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do Estado do Espírito Santo (Sinepe-ES); o Ministério Público Federal (MPF); o Ministério Público Estadual (MPES); a Defensoria Pública do Espírito Santo (DPES); e a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Espírito Santo (OAB-ES).

Dia D #SerEleitor

No próximo dia 11 de abril, os alunos da Rede Estadual com idade entre 16 e 17 anos que ainda não têm Título de Eleitor devem levar para a escola onde estão matriculados os seguintes documentos para o alistamento:

- Cópia do documento oficial de identidade com foto (frente e verso);

- Cópia do comprovante de residência recente (no caso de transferência, prazo mínimo de três meses de residência no novo endereço);

- Cópia do comprovante de pagamento de débito com a Justiça Eleitoral (quando houver débito);

- Cópia do comprovante de quitação do serviço militar, para o alistamento, sendo o requerente do sexo masculino (exigência a partir de 18 anos até 31 de dezembro do ano que completar 45 anos).

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata