Espirito Santo
11.11.2021A Secretaria da Educação (Sedu), por meio do Programa Sedu Digit@l, está incentivando as escolas da Rede Estadual, a testarem o nível de adoção das tecnologias digitais, com objetivo de elaborar e implementar planos bem estruturados de inovação.
O teste é aplicado por meio do Guia Edutec 2021, fruto da parceria com o Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB). A plataforma está integrada ao PDDE Interativo, que é um sistema criado pelo Governo Federal, que tem como principal objetivo auxiliar as escolas a construir um planejamento estratégico.
Segundo a assessora de Tecnologia Educacional da Sedu, Carmem Prata, os resultados fornecem dados e diretrizes para nortear políticas públicas sobre o uso de tecnologia na educação. “A partir desse mapeamento, será possível observar em quais áreas a Sedu deverá priorizar e definir as ações para promover o avanço equilibrado em todas essas dimensões. Na prática, isso significa, por exemplo, que não adianta investir muito em infraestrutura e não capacitar professores ou capacitar professores e não dispor de ambientes e conteúdos digitais para práticas pedagógicas. É preciso considerá-los em conjunto”, disse a assessora.
A ferramenta on-line de gestão e pesquisa tem o objetivo de medir o nível de apropriação tecnológica da Rede e de cada escola em relação a quatro dimensões: Visão (compreensão do potencial da tecnologia para ensinar e aprender), Competência Digital dos professores (o quanto os professores sabem e usam as tecnologias), Recursos e Conteúdos Digitais (quais e que uso fazem dos conteúdos e ferramentas digitais) e Infraestrutura Tecnológica (quais as condições de cada escola).
Instruções de preenchimento para cada situação escolar:
Escolas com diretor: o diretor responde, acompanhado de dois professores. Mais dois professores respondam individualmente;
Escolas sem diretor: um pedagogo responde, acompanhado de dois professores. Mais dois professores respondem individualmente;
Escolas sem diretor e pedagogo: o supervisor da Superintendência Regional de Educação (SRE) que acompanha a escola, responde individualmente, e solicita que, de dois a quatro professores (de acordo com a realidade da escola), respondam individualmente. Caso queiram, também poderão responder todos juntos (presencialmente ou por outro meio de comunicação – telefone, Meet, entre outros).
Orientações:
“Após responderem o questionário, as escolas receberão uma devolutiva via e-mail contendo o resultado do diagnóstico e também orientações para implementação da tecnologia no ambiente escolar. Nesse sentido, quanto mais verdadeiras as respostas, mais personalizada será a devolutiva, com orientações conectadas, de fato, ao que cada escola necessita”, frisou Carmem Prata.
O Sedu Digit@l realizou, no primeiro semestre desse ano, um mapeamento das competências digitais dos docentes a partir da ferramenta de Autoavaliação de Competências Digitais de Professores. Responderam ao diagnóstico, mais de 5 mil professores (31% da Rede), o que permitirá à Sedu definir prioridades formativas alinhadas às expectativas e as reais necessidades dos professores.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata