Sedu investe em qualidade da alimentação escolar com novos equipamentos

Secretaria de Estado da Educação do ES

02.09.2019

Além dos investimentos nas obras de recuperação da Rede Física Escolar, da compra de novos mobiliários e da aquisição de modernos computadores e livros didáticos, a Secretaria de Estado da Educação (Sedu) está adquirindo novos refrigeradores, freezers, fogões e fornos industriais para equipar as cozinhas da escolas do Estado. 

Com um investimento de mais de R$ 1,3 milhão, o Governo do Estado vai oferecer à Rede Estadual cozinhas mais modernas e equipadas, com o objetivo de garantir a qualidade na alimentação escolar. Os novos equipamentos já começaram a chegar e vão beneficiar 307 escolas. 

As unidades vão receber 137 geladeiras com porta de vidro, 32 batedeiras, 44 balanças, 115 liquidificadores, 130 fogões, 50 processadores, 122 freezers e 23 fornos industriais. Uma das unidades agraciadas foi a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Elisa Paiva, em Conceição do Castelo. 

De acordo com a diretora Ana Paula Côgo de Oliveira, sua unidade recebeu batedeira, Forno, fogão e liquidificador. “Sem dúvida, esse investimento em novos equipamentos reflete em uma cozinha mais estruturada, permitindo que os alimentos sejam acondicionados da maneira adequada, os pratos saiam no ponto correto, além da motivação das merendeiras, que estão lidando com tudo novinho. Os próprios alunos reconhecem a importância dos novos equipamentos”, comemorou a diretora. 

O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, afirmou que investir na atualização dos novos equipamentos é investir também na qualidade da alimentação escolar, que é uma das responsabilidades legais da Educação. “Os equipamentos das cozinhas das escolas são utilizados diariamente e quase todos os dias da semana. Por isso, a necessidade de adquirir fogões, geladeiras, fornos, batedeiras, dentre outros, de tempo em tempo”, explicou.

As nutricionistas que compõem a Gerência de Apoio ao Estudante (GAE), da Subsecretaria de Suporte à Educação da Sedu, realizaram uma vistoria nas cozinhas das escolas para verificarem as que estavam em condições regulares. A partir daí foi feito o levantamento de quais equipamentos eram necessários, e em seguida a compra. 

Algumas unidades receberam um equipamento e outras mais de um, de acordo com a necessidade. A previsão é de que outras escolas sejam contempladas com os recursos o mais breve possível.