Sedu inicia primeira formação socioemocional para profissionais da Educação

Secretaria da Educação do ES

10.11.2020

A Secretaria da Educação (Sedu) iniciou, nesta terça-feira (10), a primeira oferta da “Formação Competência Socioemocional do Profissional da Educação”, estruturada em parceria com o Instituto Ayrton Senna (IAS) a partir de uma ação com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). O material didático-pedagógico conta com o suporte dos profissionais da Ação Psicossocial e Orientação Interativa Escolar (Apoie), que elaboraram um tópico sobre comunicação não violenta, considerando que o desenvolvimento das habilidades socioemocionais é uma estratégia de prevenção de demandas psicossociais.

A ação formativa contempla mais de 1.300 profissionais da Educação, vinculados às Redes de Ensino Estadual e municipais, e fomenta o conhecimento de si, a preparação para lidar com os desafios da realidade e para as tomadas de decisão. A formação será realizada até 14 de dezembro deste ano, totalizando 40 horas.

Um dos coordenadores da iniciativa no Centro de Formação dos Profissionais da Educação do Espírito Santo (Cefope) da Sedu, Wagner Fogos, destacou os temas que serão tratados. "Serão abordados quatro tópicos de conteúdo - um de introdução ao tema, outro sobre as competências em tempos de crise, e um terceiro para discutir a atual realidade, e um quarto que lida com a comunicação não violenta", disse.

Os profissionais inscritos podem acessar a formação pelo menu "plataforma de acesso" do site https://formacoes.sedu.es.gov.br/ ou pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Sedu, disponível em http://cursos.sedu.es.gov.br/.