Sedu e Iases realizam novo Encontro Formativo com profissionais que atuam na socioeducação

Secretaria de Estado da Educação do ES

02.09.2020

A Secretaria da Educação (Sedu) e o Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), com o apoio do Programa Justiça Presente (CNJ), realizaram, nesta terça-feira (01), o 6º Encontro Formativo. A atividade teve com o tema “As possibilidades da educação formal no cumprimento de medidas sob o olhar do Sistema de Justiça”.

Essa iniciativa integra uma das etapas da elaboração da Política Educacional para a Socioeducação do Estado do Espírito Santo. O objetivo dos encontros é aprofundar os debates a respeito da educação formal como condição para a socioeducação à luz do Sistema de Justiça.

O diálogo contou com a presença do titular da 3ª Vara da Infância e Juventude de Vitória, juiz Vladson Bittencourt; da psicóloga do Tribunal de Justiça do Espírito Santo e mestre em psicologia social, Fernanda Pinheiro de Oliveira Rubim; da coordenadora do Núcleo de Infância e Juventude da Defensoria Pública do Espírito Santo, Adriana Peres Marques dos Santos; e da defensora pública do Núcleo de Infância e Juventude da Defensoria Pública do Estado, Camila Dória Ferreira.

A mediação do encontro foi realizada pela gerente da Educação de Jovens e Adultos da Sedu, Mariane Luzia Folador Dominicini Berger, e pelo gerente de Medidas Socioeducativas do Iases, Lutz Franthesco da Silva Rocha.

“Esse movimento formativo é uma iniciativa que se traduz como um marco na história da Educação e da Socioeducação no Estado. Temos como meta a elaboração da Política Educacional Escolar para o Iases em interface com a Socioeducação. Só conseguiremos avançar nas Políticas Públicas para atendimento às nossas crianças, adolescentes e jovens de forma articulada, criando uma grande rede intersetorial. Todos nós temos responsabilidade ética-política e social com esses sujeitos”, disse a mediadora.

O encontro acontece de forma on-line para professores, pedagogos e técnicos da Sedu e Superintendências Regionais de Educação (SREs), bem como para os profissionais do Iases, que lidam diretamente com o contexto das escolas nas unidades socioeducativas.