Educação divulga resultados da Avaliação da Fluência em Leitura 2021

Espirito Santo

05.11.2021

A Secretaria da Educação (Sedu), por meio da Gerência de Avaliação (GEA), em parceria com a Associação Bem Comum e o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação, da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), realizou, nesta quinta-feira (04), a divulgação dos resultados da Avaliação da Fluência em Leitura 2021, por meio de uma reunião virtual com representantes dos municípios.

Na abertura do encontro, o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, reforçou que o Teste de Fluência é uma ação do processo de alfabetização com o qual, em parceria com os municípios, o Governo do Estado tem trabalhado. “Os resultados nos darão um panorama de nossas ações e dos pontos de atenção que devemos ter. O envolvimento e o engajamento dos gestores municipais na área da educação foram fundamentais para a realização do teste”, destacou o secretário.

As avaliações, aplicadas entre 16 de agosto e 08 de outubro, mostraram que 66% dos estudantes avaliados são pré-leitores (não dispõem de condições para a leitura fluente), 24% são leitores iniciantes (já leem, mas de forma vagarosa e leitura silabada) e 9% são leitores fluentes (leem rapidamente). Participaram das avaliações 3.829 estudantes de 155 escolas da Rede Estadual e 31.801 estudantes de 1.417 escolas da rede municipal. 

Segundo a gerente de Avaliação da Sedu, Endy Silva, os dados são fidedignos, visto que mostram a realidade de alunos que foram alfabetizados em 2020. “Aplicar a Avaliação da Fluência em Leitura para cerca de 80% dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental da Rede Estadual e municipal foi extremamente importante, pois, a partir dos resultados, os gestores e educadores poderão compreender melhor os elementos que envolvem a fluência em leitura dos estudantes. Também poderão realinhar ações, traçar diretrizes e reorientar os planejamentos e as propostas de intervenção pedagógica para 2021 e 2022”, explicou Endy Silva.

O objetivo principal do encontro foi apresentar os resultados gerais da Avaliação, de forma didática, no intuito de explicar como é possível acessar os dados e visualizar os níveis da fluência dos estudantes das redes municipal e Estadual. Além disso, a Sedu apresentou aos secretários municipais sugestões de ações de intervenção pedagógica para a consolidação do processo de alfabetização das crianças, por meio de documento organizado pela gerência de Educação Infantil e Ensino Fundamental (GEIEF) da Sedu. Outra entrega importante no encontro foi do material intitulado “Devolutiva da Avaliação da Fluência em Leitura – Espírito Santo”, elaborado pela GEA.

O encontro contou com a participação do secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, dos superintendentes Regionais de Educação, secretários municipais de Educação, representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), e das instituições parceiras no desenvolvimento da avaliação: a Associação Bem Comum e o CAEd/UFJF.

Sobre a Avaliação:

A Avaliação da Fluência em Leitura é uma das ações previstas no Programa de Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC) 2021, instituído no Espírito Santo, por meio do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes) e do Protocolo de Intenções, formalizado entre o Estado e os municípios. O objetivo é fortelecer as ações em prol da aprendizagem das crianças, desde a Educação Infantil até as séries finais do Ensino Fundamental.

O Programa de Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC) surgiu a partir de uma parceria entre as secretarias da Educação, com a Associação Bem Comum, Instituto Natura e a Fundação Lemann, visando à implementação de ações voltadas à melhoria da aprendizagem durante os anos iniciais do Ensino Fundamental, com ênfase na alfabetização dos estudantes.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata