Sedu aplica Paebes Tri por meio de avaliação digital

Secretaria de Estado da Educação do ES

07.08.2019

Dando continuidade à modernização dos processos de ensino, a Secretaria de Estado da Educação (Sedu) inova e desenvolve duas novas formas de realizar o Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo Trimestral (Paebes Tri). Em caráter experimental e pioneiro, o Centro Estadual de Ensino Médio de Tempo Integral (CEEEMTI) Professor Fernando Duarte Rabelo, em Vitória, aplicou, nesta terça-feira (06), duas novas metodologias na aplicação do exame.

As experiências foram realizadas da seguinte forma: os estudantes da 3ª série do Ensino Médio puderam realizar o teste através dos novos chromebooks, de forma totalmente digital. Já os alunos das 1ª e 2ª séries utilizaram a versão tradicional, ainda em papel, contudo, ao final do teste, tiveram seus gabaritos digitalizados por um aplicativo no smartphone do professor. As demais escolas da Rede aplicaram a prova de forma tradicional.

Tais mudanças visam agilizar o processo de correção dos gabaritos, possibilitando assim, melhor logística de correção, como explicou a gerente de Informação e Avaliação Educacional da Sedu, Denise Pereira da Silva. “Essa é mais uma inovação da Sedu, por meio da Subsecretaria de Planejamento e Avaliação, para atender às escolas e alcançar bons e rápidos resultados. Esperamos aplicar, no próximo Paebes Tri, o leitor de gabaritos em todas as unidades escolares”, disse.

Paebes Tri

O Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo Trimestral (Paebes Tri) é uma avaliação que objetiva acompanhar, trimestralmente, o desempenho dos estudantes das 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio regular e das 1ª, 2ª, 3ª e 4ª séries do Ensino Médio Inovador, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, das escolas da Rede Estadual.

Texto: Cícero Giuri e Soraia Camata