Educação realiza o II Seminário Estadual de Deficiência Neurossensorial

Mato Grosso do Sul

09.07.2024

A SED (Secretaria de Estado de Educação), por meio do CEADA (Centro Estadual de Atendimento ao Deficiente da Audiocomunicação), realizou , no dia 27 de junho, o II Seminário Estadual de Deficiência Neurossensorial.

Com o tema "Saberes e Práticas Pedagógicas para Inclusão dos Estudantes com Surdocegueira e Deficiência Auditiva na Rede Estadual de Ensino", o seminário proporcionou um espaço para reflexão sobre estratégias e recursos destinados ao ensino e aprendizagem dos estudantes, fortalecendo as práticas educacionais já implementadas nas escolas da REE (Rede Estadual de Ensino).

Destaca-se na programação do evento a participação da professora Roseli Simões Leal Gonzalez, que discutiu o Atendimento Educacional Especializado para estudantes com deficiência auditiva, e da professora Elizéia Fonseca Molina, que abordou práticas pedagógicas, recursos e materiais utilizados para estudantes com surdocegueira. Além disso, foram compartilhados relatos emocionantes de estudantes e familiares, enriquecendo o debate sobre a inclusão.

Durante o evento, a servidora pública Iracema dos Santos Cadorin foi homenageada pela equipe do CEADA por sua aposentadoria. Ao longo de 33 anos de dedicação no Centro Estadual de Atendimento ao Deficiente da Audiocomunicação em Campo Grande, Iracema desempenhou um papel essencial como agente de merenda.

E-book

Outro momento marcante foi o lançamento do e-book “CEADA: Memórias, Reflexões e Práticas”, que retrata a história do centro desde sua fundação em 1986. O CEADA desempenha um papel importante no suporte aos estudantes com deficiência auditiva e surdocegueira matriculados na Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul. O e-book reflete sobre práticas educacionais, destacando o compromisso do centro com a excelência educacional e o desenvolvimento integral dos estudantes atendidos.

De acordo com o gerente pedagógico do CEADA, Bruno Ribeiro da Cruz, “o seminário foi enriquecedor ao apresentar possibilidades de inclusão escolar para os estudantes com deficiência auditiva e surdocegueira, na promoção da educação inclusiva e no suporte integral aos estudantes da REE”, finaliza.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo CEADA