SEDE promove webinar para discutir elaboração dos Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio

Pernambuco

10.09.2020

Nesta quarta-feira (9), a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco, através da Secretaria Executiva de Desenvolvimento da Educação (SEDE), realizou o II Webinar sobre os Itinerários Formativos de Pernambuco. A conversa deu sequência a uma série de discussões entre professores e gestores do estado para a elaboração dos Itinerários Formativos do Currículo do Novo Ensino Médio. A transmissão foi feita pelo canal oficial da SEDE, no Youtube.

"Esse é um momento muito importante, pois a gente discute uma parte nova do Currículo de Pernambuco que traz muito a ideia da flexibilização e a ideia da gente ter um Ensino Médio mais diferente para os estudantes", salientou Ana Selva, secretária executiva da SEDE. 

Na ocasião, o coordenador da etapa do Ensino Médio, Durval Paulo Gomes, falou sobre a proposta em linhas gerais, inclusive, da arquitetura dos Itinerários Formativos para o estado de Pernambuco. Para o professor, os Itinerários Formativos vão seguir com o aprofundamento das habilidades e competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). "Os Itinerários Formativos são uma possibilidade tanto para os estudantes quanto para os professores, de escolha e de formação desse estudante, mas também de atuação interdisciplinar desse professor", ponderou.

De acordo com os princípios da arquitetura do documento, todas as escolas terão formação geral básica (1800h) e Itinerário Formativo (1200h); cada escola terá pelo menos dois Itinerários Formativos: Específicos de Área (07) e Integrados (6); todos os estudantes do Ensino Médio que cursarem o quinto Itinerário também estarão cursando um Itinerário da Área de Conhecimento; além de trabalhar com os Itinerários Integrados em municípios com apenas uma escola. 

"A formação geral básica trabalha as competências e habilidades da BNCC enquanto os Itinerários Formativos a gente tem um documento que são os referências para a construção dos eixos estruturantes, e para cada eixo estruturante, investigação científica, processos criativos, mediação e intervenção sociocultural e empreendedorismo, nós temos habilidades para cada área de conhecimento e para formação técnica profissional que precisa ser atendido no currículo", destacou. 

Ainda durante a conferência, a articuladora de Itinerários Formativos, Jaidete Arruda, apresentou todos os Itinerários relativos à Educação Profissional Técnica (EPT) e o articulador de Itinerários Formativos da área de conhecimento, Alisson Fagner de Souza, aprofundou a discussão falando sobre as bases para a elaboração destes Itinerários, tratando de temas contemporâneos e transversais, diretrizes curriculares nacionais para o Ensino Médio e referências.