Educação recebe estudante italiana da Universidade de Foggia

Mato Grosso do Sul

16.05.2023

A SED (Secretaria de Estado de Educação) recebeu a estudante Maria Tartaglia, do curso Scienze dell'educazione e della formazione (Ciências da educação e da formação) da Universidade de Foggia – Itália. A vinda da estudante ocorreu com o objetivo de visitar algumas escolas da rede estadual para coleta de dados para seu trabalho de conclusão de curso.

A pesquisa buscou escolas com práticas de Educação Ambiental, ou mesmo, que contemplem a sustentabilidade. A pesquisadora visitou algumas escolas específicas como, escolas indígenas e quilombola. Algumas das escolas visitadas foram a EE Reginaldo Miguel – HOYENÓ’O (Aquidauana), EE Zumbi dos Palmares (Jaraguari), além da EE Padre Franco Delpiano (Campo Grande).

O professor Dr. Marcos Vinicius Campelo, que é professor da rede estadual de Mato Grosso do Sul, mas também colaborador da Universidade de Foggia como orientador, explica: “A ideia do trabalho da estudante italiana é levar a experiência que nós temos no estado e confrontar com o conceito de green school de algumas escolas da Itália. Outra questão importante foi o estágio realizado pela estudante dentro do órgão central, a SED”, enfatiza.

No fim de sua estada, a estudante se manifestou surpresa diante das práticas positivas das escolas de Mato Grosso do Sul, afirmando que o estado possui grande potencial para se estabelecer como um exemplo para a Europa.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo