Educação realiza workshop sobre apropriação de resultados do SAEMS 2022

Mato Grosso do Sul

03.04.2023

A SED (Secretaria Estadual de Educação), por intermédio da SUPED (Superintendência de Políticas Educacionais) realizou nos dias 28 e 29 de março, Oficina de Apropriação de Resultados SAEMS (Sistema de Avaliação da Educação Básica de Mato Grosso do Sul) 2022.

A oficina foi ministrada por especialistas do CAEd/UFJF (Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora) e contou com a participação das equipes da SED, das CREs (Coordenadorias Regionais de Educação) e representantes das equipes pedagógicas das secretarias municipais de Educação de Mato Grosso do Sul.

SAEMS

O SAEMS é um sistema externo de avaliação em larga escala que produz e fornece dados e informações sobre os processos de ensino e aprendizagem, para que gestores estaduais e municipais de educação, bem como profissionais de suas respectivas unidades escolares, possam refletir sobre como melhorar o ensino, e em 2022, avaliou o desempenho acadêmico de estudantes do 2º ano do ensino fundamental de escolas da rede pública, 6º e 8º anos do ensino fundamental e o 1º ano do ensino médio da Rede Estadual Ensino do MS.

Os resultados do SAEMS servirão de parâmetro para a definição de políticas públicas de educação para as redes públicas de ensino. Os objetivos do SAEMS incluem promover a cooperação e a integração entre o estado e os municípios, gerar dados e informações consistentes, orientar a implementação de políticas públicas de educação, fornecer informações relacionadas à aprendizagem dos estudantes da educação básica, implementar a cultura de avaliação no processo de ensino aprendizagem do estudante.

Ana Paula Araújo, coordenadora do setor de Avaliação da SED, destacou a importância da UNDIME–MS, na pessoa do seu presidente Guerino Perius, com relação a contribuição para o sucesso do SAEMS 2022 e também ressaltou a importância do workshop, “a Oficina de Apropriação de Resultados SAEMS 2022 é uma oportunidade de analisar e refletir sobre a realidade educacional do Mato Grosso do Sul e propor ações para melhorar a qualidade da educação no estado”.

Com o SAEMS, o estado do Mato Grosso do Sul busca melhorar a qualidade da educação básica e oferecer um ensino mais eficiente aos estudantes de MS.

A oficina

A oficina um foi importante exercício para que gestores e equipes pedagógicas reflitam sobre o que realmente é essencial para os estudantes da rede pública de ensino do MS entre as competências e habilidades consolidadas para que possam progredir em sua jornada educacional.

De acordo com a Lei Estadual nº 5.724/2021, que instituiu o Programa MS Alfabetização - Todos pela Alfabetização Infantil e cria o Prêmio Escola Destaque, bem como o Decreto nº 15.897/2022, que regulamenta o Índice de Desenvolvimento da Aprendizagem do Mato Grosso do Sul (IDAMS), é fundamental entender e analisar os resultados do SAEMS como ferramenta de monitoramento e rastreamento do Programa MS de Alfabetização - Todos pela Alfabetização Infantil.

A oficina proporcionou aos participantes momentos de interpretação dos indicadores educacionais gerados a partir desse processo avaliativo, que irão subsidiar os gestores da rede pública de ensino do MS e equipes pedagógicas na tomada de decisão.

César Eduardo, gestor do setor de Avaliação da SED, destacou a importância do SAEMS 2022 e o envolvimento dos municípios nesse processo que resultou no sucesso da avaliação, “é uma avaliação fundamental para a Educação Básica do estado e o envolvimento dos municípios foi crucial para o sucesso dessa iniciativa. O resultado da avaliação é uma ferramenta valiosa para aprimorar nossas políticas educacionais e garantir uma educação de qualidade para todos os estudantes do MS.”

Em resumo, a oficina de apropriação de resultados do SAEMS 2022 foi uma oportunidade para reflexão sobre a realidade educacional do Mato Grosso do Sul, confiante para o desenvolvimento acadêmico e pessoal dos estudantes da rede pública de ensino. A SED reitera seu compromisso em trabalhar em colaboração com todas as partes interessadas para garantir uma educação de qualidade para todos os estudantes de Mato Grosso do Sul.

Adersino Junior, SED

Fotos: Divulgação.