Educação promove formação continuada com bibliotecários que atuam nas Coordenarias Regionais

Santa Catarina

26.05.2022

A equipe de bibliotecários e supervisores que atuam nas 36 Coordenadorias Regionais de Educação participam nesta terça e quarta-feira, 24 e 25 de maio, do primeiro curso de formação continuada para auxiliar nas ações junto aos gestores nas bibliotecas das escolas da rede. O evento presencial foi realizado em São José e contou com a participação de cerca de 100 pessoas.

O evento realizado pela Secretaria de Estado da Educação (SED), com carga horária de 16 horas, busca promover a elaboração de um plano de ação para apoiar, orientar e acompanhar os gestores nas iniciativas relacionadas às bibliotecas nas 1053 escolas da rede estadual.

Além de duas palestras com os temas “Protagonismo da Biblioteca Escolar” e “Práticas de promoção da leitura na Biblioteca”, a programação inclui a produção de um plano com ações para este ano letivo, como a elaboração de uma Política de Desenvolvimento de coleções para o acervo das bibliotecas, de um manual de orientação para esses espaços e a articulação de parcerias locais para práticas de incentivo à leitura.

Estiveram presentes no evento o assessor da Diretoria de Ensino da SED, Adecir Pozzer, a gerente Ensino Fundamental da SED, Daiana Zanelato dos Anjos, além das bibliotecárias do órgão central, Caroline Santos de Cisne e Gyance Carpes.

Profissionais aprovam formação

A bibliotecária da CRE de Itajaí, Leonisia Mendes dos Santos, acredita que a formação foi interessante para que os profissionais possam compartilhar os conhecimentos e vivências nas bibliotecas da rede, “e também promover através das análises de dados coletados, ações estratégicas objetivando o incentivo à leitura e a qualificação de nossas bibliotecas”.

Já o bibliotecário da CRE de Joaçaba, Alexandre Granaiola Barcellos, pontua que o curso está trazendo uma grande oportunidade de troca de experiências e contribuições entre os profissionais de todo o Estado: “As discussões estão centradas no incentivo à leitura, nas formas de organização das bibliotecas e das políticas de formação do acervo, registro das informações, elaboração de planos de ação e a constituição de comissões, visando a criação de uma rede de Bibliotecas Escolares em todo o Estado”.

Contratação inédita para a educação catarinense

DSC 1548Os bibliotecários fazem parte da equipe multiprofissional das coordenadorias regionais, formada também por psicólogos, assistentes sociais e nutricionistas. Esses profissionais foram contratados no início deste ano letivo para qualificar e ampliar a atuação pedagógica da rede estadual junto às escolas.