Mato Grosso do Sul
14.04.2023A SED (Secretaria de Estado de Educação), por intermédio da COPESP (Coordenadoria de Políticas para a Educação Especial), realizou encontro formativo com a equipe técnica do NUESP (Núcleo de Educação Especial) em Campo Grande.
O encontro aconteceu nos dias 11 e 12 de abril de 2023, nos períodos matutino e vespertino, no auditório do Centro de Formação Mariluce Bittar, Rua dos Dentistas, 500 – Bairro Tiradentes em Campo Grande e contou com a participação dos Centros Estaduais de atendimento ao público da educação especial, são eles:
CEADA (Centro Estadual de Atendimento ao Deficiente da Audiocomunicação), CAP/DV (Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual), CAS (Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez), CEESPI (Centro Estadual de Educação Especial e Inclusiva), CEAME/TEA (Centro Estadual de Apoio Multidisciplinar Educacional ao Estudante com Transtorno do Espectro Autista) e CEAM/AHS (Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar para Altas Habilidades/Superdotação).
Núcleo de Educação Especial
O encontro intitulado “Trabalho da equipe técnica da NUESP no contexto da Educação Inclusiva: Onde estamos e para onde vamos” teve como objetivo fazer os direcionamentos e esclarecimentos pertinentes a atuação técnica do Núcleo de Educação Especial (NUESP) frente as demandas de trabalho em 2023 e anos subsequentes, além de promover um momento exclusivo de estudo e reflexão sobre o assessoramento pedagógico desenvolvido pelo Núcleo junto às escolas da REE (Rede Estadual de Ensino) nos municípios do interior do Estado.
O NUESP é composto por uma equipe de especialistas em educação especial, que atuam nas Coordenadorias Regionais de Educação, no assessoramento e apoio ao processo de inclusão escolar dos estudantes público da educação especial nas escolas da Rede Estadual de Ensino, nos municípios jurisdicionados às CRES.
De acordo com a coordenadora de Educação Especial, Janaina Belato, o encontro foi de suma importância na melhoria do atendimento dos estudantes público da educação especial, “pois instrumentaliza e fortalece o trabalho do NUESP que é o braço forte da educação especial nas escolas do interior do estado, e por consequência a Política de Educação Especial e Inclusiva preconizada pela SED se consolida cada dia mais”, finaliza.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo