Educação de Mato Grosso do Sul participa de workshop do Aprender Valor em Brasília

Mato Grosso do Sul

24.03.2023

A SED (Secretaria de Estado de Educação), por intermédio do coordenador estadual Odécio Junior Batista Martins, esteve no dia 10 de março participando do workshop do Aprender Valor, na sede do Banco Central do Brasil, em Brasília.

O Aprender Valor é um programa que visa levar a Educação Financeira para os estudantes em todos os anos do Ensino Fundamental, envolvendo as habilidades dos componentes curriculares (Língua Portuguesa, Matemática e Ciências Humanas) as habilidades de Educação Financeira – Planejamento (Pla), Poupança (Pou), Uso Consciente do Crédito (Cré) – e as habilidades Socioemocionais (Autoconsciência, Autogestão, Consciência Social, Habilidades de Relacionamento e Tomada de Decisão Responsável).

Como parte do Programa, a equipe do Banco Central disponibiliza planos de aula prontos, com orientações metodológicas e materiais, com duração de 06 a 10 horas-aulas, dependendo do projeto, para que o professor possa levar a Educação Financeira para sala de aula.  

O programa também oferece uma avaliação de entrada e saída, contendo questões de Língua Portuguesa, Matemática e Letramento Financeiro, desenvolvida pelo CAEd para estudantes das turmas de 3º, 5º, 7º e 9º anos. Além disso, são ofertadas formações para professores e gestores das escolas participantes, com certificação emitida pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

A REE (Rede Estadual de Ensino) já participa do programa desde 2020 e, para participar, basta realizar a adesão seguindo as etapas e o cronograma do calendário de 2023. As informações sobre o Programa e prazos podem ser localizadas nos sites https://aprendervalor.caeddigital.net/#!/programa e https://aprendervalor.bcb.gov.br/site/aprendervalor, ou por meio do Coordenador Estadual pelos ramais (67) 3318-2313 e (67) 3318-2323.

Adersino Junior, SED

Foto: Divulgação