Educação de Mato Grosso do Sul realiza formação continuada para os professores da modalidade EJA

Mato Grosso do Sul

12.06.2024

A SED (Secretaria de Estado de Educação), iniciou, no dia 27 de maio, a formação continuada para os professores da modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos), com carga horária de 60 horas. 

A formação continuada está sendo realizada no Ambiente Virtual de Aprendizagem e oferece a oportunidade para o compartilhamento de experiências pedagógicas e trabalho colaborativo, com vistas a subsidiar a organização do trabalho didático, o diálogo intergeracional e o fomento de ações e as estratégias pedagógicas que atendam às singularidades e os contextos dos sujeitos da EJA, reconhecendo a trajetória de vida dos estudantes jovens, adultos e idosos e valorizando a diversidade de saberes e as vivências culturais, principalmente, nas relações estabelecidas com o mundo do trabalho e o seu projeto de vida.

De acordo com o coordenador de Modalidades Específicas Alfredo Anastácio Neto, a proposta também atende a estratégia da meta do Plano Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul que versa sobre “[...]realizar formação continuada dos(as) professores(as) de EJA, incentivando a permanência desses profissionais nessa modalidade” (Mato Grosso do Sul, 2014, p. 67).  Pondera-se, ainda, que a estratégia do PEE-MS visa “[...] garantir formação continuada, presencial e/ou a distância, aos(às) profissionais de educação, oferecendo-lhes cursos de aperfeiçoamento, inclusive nas novas tecnologias da informação e da comunicação, na vigência do PEE-MS”. (Ibid., p. 98).

A coordenadora do Centro de Formação Continuada Ernângela Maria de Souza Calixto ressalta que “pensar nos sujeitos que compõem a Educação de Jovens e Adultos em Mato Grosso do Sul é compreender essa modalidade de ensino na multiplicidade de circunstâncias estabelecidas nos diferentes contextos que permeiam a heterogeneidade da sociedade contemporânea. Com isso, a Formação Continuada busca oferecer bases para subsidiar os saberes e fazeres docentes, considerando que a formação inicial por si só não permite compreender a estrutura da modalidade e as características educacionais dos estudantes da EJA”.

A formação continuada deve refletir sobre os desafios encontrados na prática docente, no enfrentamento do abandono escolar, na busca ativa e na construção coletiva de estratégias metodológicas que os superem, considerando o contexto local e aos dilemas que fazem parte do cotidiano dos estudantes.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo SED