Competências Socioemocionais
08.12.2020A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED/MS), em parceria com o Instituto Ayrton Senna, realiza entre os dias 09 e 11 de dezembro, o evento "Socialização de práticas: vivenciando as Competências Socioemocionais". Voltado para discutir a importância da Educação Integral e o desenvolvimento de Competências Socioemocionais, além de compartilhar as atividades realizadas pelas escolas durante o ano de 2020, o evento será realizado inteiramente on-line, via canal do Youtube da SED/MS.
A abertura do evento será nesta quarta-feira, 09 de dezembro, às 08 horas (horário de Mato Grosso do Sul), com a participação da Professora Maria Cecilia Amendola da Motta, secretária de Estado de Educação de MS, Emílio Munaro, vice-presidente de Desenvolvimento & Comunicações do Instituto Ayrton Senna, e Silvia Lima, Gerente de Projetos na Área de Educação do Formação de Educadores – Especialista no Desenvolvimento Socioemocional dos Estudantes.
Nos dias 10 e 11 de dezembro, também às 8h, acontece a socialização das práticas dos professores e coordenadores da Rede Estadual de Ensino - REE/MS, como resultado da seleção de práticas das atividades realizadas pelos cursistas durante o processo formativo, tendo como inspiração as atividades, conteúdos e estratégias metodológicas vivenciadas na formação deste ano de 2020.
A coordenadora de Formação Continuada dos Profissionais da Educação, Alessandra Beker, salienta que “o evento irá possibilitar o compartilhamento de práticas, desenvolvidas – nesse momento de pandemia – pelos professores e coordenadores pedagógicos que tiveram como objetivo desenvolver as competências socioemocionais dos estudantes, sobretudo, as priorizadas em momentos de crise”, disse.
Proposta
Desde 2019, a SED vem implementando o Programa de Desenvolvimento de Competências Socioemocionais intitulado “Diálogos Socioemocionais”, em parceria com o Instituto Ayrton Senna. A iniciativa propicia, por meio de formação continuada, apoio e acolhimento aos professores no planejamento de aulas que promovem o desenvolvimento pleno dos estudantes.
No ano de 2020, a formação foi realizada para cerca de 1.4 mil professores de Projeto de Vida e Pós-médio, dos Anos Iniciais dos ensinos Fundamental (Anos Finais) e Médio e também para os coordenadores pedagógicos das 215 escolas sorteadas para participar do programa.
O processo formativo foi composto por encontros virtuais síncronos, com o uso da Plataforma Meet, adotada após parceria com o Pacote Google for Education, e atividades no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da SED, com temas como: “As Cinco Macrocompetências” (resiliência emocional, amabilidade, abertura ao novo, engajamento com os outros e autogestão), “Metodologias da Aprendizagem”, “Autoavaliação” e “Estratégias de Feedback”, em três ciclos formativos.
Por fim, a coordenadora da CFOR destaca a importância da continuidade no processo de formação de modo levar os conhecimentos para a sala de aula e, consequentemente, para os estudantes. “A formação continuada precisa focar no desenvolvimento de competências socioemocionais dos professores, para que eles possam levar essa proposta aos estudantes”, concluiu Alessandra.
O produto final da formação poderá ser apreciado no evento de Socialização de Práticas: Vivenciando as Competências Socioemocionais, que finaliza esta ação, com a divulgação das práticas selecionadas dentre as 33 turmas que compuseram a formação neste ano de 2020.
Confira abaixo os links das transmissões:
09/12 - https://www.youtube.com/watch?v=z4h1Vd3bzWg
10/12 - https://www.youtube.com/watch?v=b3OaMxcra_M
11/12 - https://www.youtube.com/watch?v=wmhw-gEc7Sw
(As lives seguirão salvas no canal da SED/MS: www.youtube.com/educacaoms).