SED encerra encontros formativos de 2024 para professores de estudantes surdos e surdos indígenas

Mato Grosso do Sul

04.12.2024

A SED (Secretaria de Estado de Educação), por meio da Coesp (Coordenadoria de Educação Especial) e do CAS (Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez), promoveu no dia 21 de novembro, em Campo Grande, o encerramento dos encontros formativos de 2024. Esses encontros foram voltados para professores que atuam no apoio pedagógico especializado a estudantes surdos indígenas e no AEE (Atendimento Educacional Especializado) com estudantes surdos.

Os encontros ocorreram em formato virtual, via Google Meet, permitindo que educadores de diversas localidades do estado participassem. Durante a manhã, o foco foi o apoio pedagógico aos alunos surdos indígenas, enquanto a tarde foi dedicada ao AEE. A programação contou com a participação ativa tanto de técnicos surdos quanto ouvintes.

O NAAD (Núcleo de Avaliação e Acompanhamento Didático) conduziu discussões sobre o atendimento às especificidades culturais e linguísticas dos estudantes surdos indígenas. Flávia Martinez Ortiz, técnica surda, apresentou a palestra “Identidade Surda Indígena”, ressaltando a importância da Cultura Surda e as características únicas dos contextos escolares dessas comunidades. Na sequência, Keren da Silva Peralta, técnica ouvinte, mediou um espaço para troca de experiências pedagógicas, promovendo uma rica interação entre as diferentes realidades locais.

 

No período da tarde, Paola Calças Medeiros de Souza trouxe reflexões sobre “Organização para 2025”, discutindo o planejamento das atividades futuras e o fortalecimento das relações entre o CAS, os professores e os alunos. Em seguida, Helen Trefzger Ballock abordou as “Adequações de Materiais para Estudantes Surdos”, apresentando estratégias que envolvem o uso de materiais sincréticos, como imagens, gifs e vídeos elaborados pelo CAS.

O encerramento do evento foi marcado por um diálogo aberto entre os professores e a equipe do CAS, promovendo uma troca significativa de experiências e estratégias. Daniel Pereira Matias, técnico do Núcleo de Formação, agradeceu a participação dos educadores e disponibilizou um formulário para avaliação das atividades, reforçando o compromisso com a melhoria contínua.

Objetivo

Os encontros formativos tiveram como objetivo principal aprimorar a prática pedagógica dos docentes, oferecendo subsídios teóricos e práticos sobre tradução e interpretação entre Libras, línguas de sinais indígenas emergentes e línguas escritas. Essa iniciativa priorizou o respeito às particularidades culturais e linguísticas de cada etnia, além de promover uma construção colaborativa na educação inclusiva.

De acordo com Daniela Silva da Costa, gerente pedagógica do CAS, este foi o décimo e último encontro formativo realizado em 2024. Ao longo do ano foram realizados quatro encontros para apoio pedagógico especializado a estudantes surdos, três voltados para surdos indígenas e três para o AEE com estudantes surdos. Daniela destacou os resultados positivos dos encontros na promoção de uma educação inclusiva e de qualidade em Mato Grosso do Sul.

Com o encerramento das atividades deste ano, SED e CAS reafirmaram seu compromisso com a educação inclusiva para estudantes surdos e indígenas. Já se iniciam os preparativos para 2025 com expectativas renovadas em busca de novas conquistas e avanços na formação desses educadores.

Texto: Jackeline Oliveira, SED

Fotos: Arquivo